Cidadania Destaques

Pequenos Cantores plantam mudas de árvores no Bela Vista II

Por Adriana Dias / Redação

17 de fevereiro de 2021

Pelo menos 40 pessoas plantaram 150 mudas de árvores frutíferas e ornamentais na rua Ponta Porã, próximo ao Distrito Industrial 1. / Foto: Divulgação

PASSOS – O grupo musical Pequenos Cantores de Passos realizou no último sábado, 13, o 1º Plantio de Árvores na Área Verde Bela Vista II, no final da rua Ponta Porã. O plantio aconteceu pela manhã e faz parte do projeto ‘Quer construir sombras? Plante árvores!’, idealizado pela diretoria do coral.

De acordo com o diretor do grupo, Felipe Terra, das mais de 300 mudas, que foram germinadas dentro espaço físico da instituição dos Pequenos Cantores desde o mês de setembro e outras 50 mudas frutíferas que foram doadas pelo Grupo Itaiquara, que mantém um viveiro de mudas na Usina em Passos, os integrantes do plantio só conseguiram fazer o serviço de 150 e, portanto o restante, outras 174 ficaram para um segundo momento que ainda será agendado.

Além das árvores frutíferas de pitanga e uvaia, foram plantados ipês (amarelo, roxo bola, rosa e branco), sibipirunas, jacarandá mimoso; paineira rosa. Ainda conforme Terra, para não haver aglomeração, apenas os integrantes do grupo Pequenos Cantores participaram do plantio, o que impossibilitou a plantação da totalidade.

Participaram 40 pessoas, entre alunos, pais de alunos, funcionários, diretoria do coral e amigos, que se prontificaram e compareceram para colaborar de forma espontânea nesta ação. Enviamos alguns convites para pessoas que tratam o coral com diplomacia e amizade”, salientou.

Estiveram presentes o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, o coronel Gilson Wenceslau, o prefeito Diego Oliveira e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Médio do Rio Grande CBH GD7, André Luiz Rodrigues.

Foi uma oportunidade simples de ação ambiental e que gerou muito resultado para o lugar e para os envolvidos. O comitê CBH GD7 espera participar e apoiar de mais dias como esse em todos os lugares”, disse o presidente do comitê.

Para o prefeito Diego Oliveira, a iniciativa ajuda na questão da arborização da cidade.

Precisamos, de fato, ter um cinturão verde, o que vai ajudar a população no que diz respeito à qualidade de vida, qualidade da respiração. Estão de parabéns”, disse.

Denise Lemos de Souza, mãe da aluna dos Pequenos Cantores de Passos, Ana Beatriz, disse ter ficado alegre em ver a filha participar tanto do coral, quanto agora com esta atitude relacionada ao meio ambiente.

Ela aprende não só a musicalidade, mas vem se desenvolvendo em vários outros quesitos como disciplina, socialização e lançaram agora este projeto sobre a importância da natureza. Despertou em nós, pais, também, questões que estavam adormecidas. Nos levantarmos num sábado de manhã para ajudar a plantar árvores junto com outras famílias visando o bem da cidade foi incrível. Foi todo o momento desde antes do plantio e num local onde anteriormente jogavam lixo naquele lugar, agora será um espaço de frutas e árvores floridas no futuro. Ver crianças ali pedindo para os pais levarem elas lá quando tiver frutos para apanhar, foi mágico”, finalizou a integrante do grupo.