Destaques Esporte

Pedala Piumhi tem 140 inscritos e surpreende organizadores

Por Felipe Misuraca / Especial

19 de Maio de 2021

Evento conta com participantes cm níveis variados. / Foto: Divulgação

PIUMHI – De acordo com Mateus Valeriano Rosa, Diretor Municipal de Esportes e Lazer de Piumhi, a expectativa de participantes no Pedala Piumhi foi ultrapassada. A estimativa inicial dos organizadores era de 100 inscritos no evento, porém, a meta foi atingida com folga, uma vez que 140 pessoas se inscreveram para a pedalada. O número torna-se muito positivo, uma vez que é o primeiro ano em que o Pedala Piumhi acontece. Mateus afirma que o evento teve um grande apoio dos ciclistas da região.

Nós tivemos o apoio dos grupos de bike. O evento está super engajado, fizemos até uma ação social, em que cada atleta que realizou a inscrição fez a doação de um quilo de alimento para podermos reverter para alguma entidade”, finalizou.

Por fim, o Pedala Piumhi irá acontecer até o próximo dia 21 e os cinco melhores de cada categoria irão receber medalha de parabenização. O evento Pedala Piumhi 2021 foi criado para fortalecer a classe ciclista e, também, mobilizar a população em relação à prática de esportes. A competição ciclística está sendo realizada pelo Departamento Municipal de esporte e lazer da cidade de Piumhi.

Com inscrições encerradas, o encontro esportivo atende um público com faixa etária variada, desde crianças de 8 anos, até os idosos. As atividades são divididas em 16 categorias, sendo metade delas para o público feminino e a outra para o masculino.

O nível dos participantes é bastante diverso, divididos em “Prime”, destinado às crianças de 8 a 11 anos, Iniciantes, de 12 a 15, Intermediário, destinado ao sub 17, Avançado I, para o sub 20, Avançado II, para o sub 35, Avançado III, para o sub 45, Master, aconselhado para pessoas acima de 46 anos e a Elite, voltada para atletas de competição acima de 18 anos.

Além disso, cada categoria tem uma quilometragem mínima a ser percorrida, dependendo da disposição de cada participante. A competição é dividida em sete dias, oferecendo a cada atleta o direito de realizar até cinco treinos e os vencedores são aqueles que pedalaram as maiores distâncias. Para aumentar a competitividade, a cada dois dias, os responsáveis pelo evento divulgam uma nota com os quilômetros percorridos por cada atleta, possibilitando comparações entre eles.