Destaques Quinta Coluna

Pato Manco

18 de setembro de 2020

Pensa que é fácil ser prefeito, cambada?!?

***

Baixa na sui-generis (e poe sui-generis nisso) eventual próxima cédula eleitoral eletrônica na Ardeia: o prefeito Carlos Renato Lima Reis disse que não foi nada fácil a decisão, mas decidiu por ficar fora de uma candidatura à reeleição no pleito de 15 de Novembro de 2020. Também não deve pedir votos nem apoiar nenhuma das 7 enigmáticas candidaturas que por ora se apresentam ao eleitorado passense. E ponto.

***

Pato manco 2

A coisa toda não teve início na-quele video-discurso de desistência da candidatura e que movimentou as redes sociais na cidade, há alguns dias; bem antes de tal video o pre-feito já falava em sua indisposição quanto a uma reeleição; foi o suficiente para uma inédita movimentação nos bastidores. Movimentação de bastidores nesse caso não tem nada de inédito, ora direis, bugrada! Mas no caso específico do atual prefeito, sim: rei, capitão, soldado (e até) ladrão, sindicalistas e sindicalizados, ex-opositores agora aliados, ex concorrentes agora aliados, empresários, presidentes de tradicionais associações classistas da cidade e até de algumas nem tão tradicionais ainda, pastores e rebanhos, padres e a madre superiora, oráculos da política e, mais no fim, até a própria família do prefeito (ou uma significativa parte dela) fizeram filas, telefonaram e se manifestaram pela reeleição de Carlos Renato, que chegou até a amolecer em sua decisão contrária á causa, mas…

Depois de gravado e veiculado o mencionado video-discurso as manifestações de apoio só se intensificaram, o prefeito aceitou pensar mais um pouco sobre o assunto, foi até marcada a convenção do partido para o último minuto do segundo tempo dessa fase do jogo no campeonato, a decisão pôs em stand-by e tirou por mais algumas noites o sono de outras candidaturas ao pleito municipal, mais manifestações de apoio foram sendo agregadas, o dia 16 de setembro (dia final para a convenção) enfim, raiou, o gabinete do prefeito nunca fora tão movimentado como naquela manhã, apoiadores de todos os gêneros, gra-us e espécies passaram pela sala #1 da Praça do Rosário (observadores de plantão contabilizavam, no dia, que só faltou passar por ali aquele querubim que fica plantado na fonte da Praça da Matriz) o prefeito saiu para conversar com um oráculo da política passense, voltou, ouviu mais outras variadas e pra lá de ecléticas manisfestações de apoio, palavras e discursos de apoio a um novo mandato, a hora passando, o cara pediu para sair para um rango em casa, de lá partiu para uma desnecessária visita á São Sebastião do Paraíso onde teve com Walkinho – prefeito paraisense a abrir alas para o bloco dos prefeitos não-candidatos á reeleição. Final da tarde. Prefeito de volta ao gabinete de trabalho de quase quatro anos. Decisão final e irredutível de não se candidatar á reeleição. Fim do jogo. Tanto que nem rolou a agendada convenção do partido. O rumo da eleições municipais 2020 decididos. O destino dos próximos 4 anos, por consequência, o futuro da cidade, a ser(em) definido(s) quando 15 de Novembro do pandêmico 2020 chegar.

***

Pato manco 3

Data vênia e a quem interessar possa, saibam todos, eleitores, munícipes, contribuintes, pagadores de impostos municipais et caterva quetal, que o prefeito a ser eleito aos 15 de Novembro próximo aqui na 209ª Zona Eleitoral vai, de saída, ter pela frente uma das mais fáceis, claras e transparentes transições de governo. A situação da maior empresa de Passos – no caso, a própria Prefeitura Municipal – é quase que uma exceção entre a regra geral Tupinicólis afora, que é a de passar um nó cego para a próxima gestão. Não contem pra ninguém, mas a situação no erário está tão redondinha que há rumores de que o 13º salário dos quase 3.000 funcionários públicos municipais venha a ser pago já no mês que vem, mais em fins de Outubro. Consta que, na ordem do dia, até mesmo os trocados referentes ás recisões de contratos a serem pagos aos assessores e secretários municipais – como nunca antes na história das recentes gestões deste município -, também já estão garantidos na conta. Como nunca antes na história local…

***

O feitor deste praticamente décimo terceiro trabalho de Hércules tem nome: atende por Clever Roberto Nascimento, o cara à frente da Secretaria Municipal da Fazenda – orgão responsável pelo planejamento, coordenação, execução e controle das atividades fiscais, financeiras e contábeis, bem como pela guarda e movimentação de dinheiro, de títulos e valores pertencentes ao Município.

Atenção, patuleia: “dinheiro, títulos e valores pertencentes ao Município”. Conforme a Lei nº 3.321/2018, de 05 de março de 2018, em seu artigo 35.

Quando gestores municipais pensam e agem conforme as escrituras, tornozeleiras eletrônicas, artefatos e artifícios afins se tornam dispensáveis. As nunca mais fáceis transições e gestões se tornam bem mais acessíveis.
“Por Passos, por Minas, pelo Brasil”, que fique o legado.

***

Pato manco 4

Afinal, cárai, que maldito “pato manco” é esse?!?

***

“Pato manco”, bugrada, é expressão comum aos ingleses e, principalmente, aos americanos, que chamam de “lame duck” (ou …pato manco) o político que continua no cargo, mas por algum motivo não pode – ou não quis – disputar a reeleição e, daí, para a consequente perda da expectativa de poder. A expressão nasceu na Bolsa de Valores de Londres, no século XVIII, em referência a investidor que não pagou suas dívidas, e ficava exposto à pressão dos credores. A ave (e o político) tornase presa fácil dos predadores. A ideia do “lame duck” veio de um velho provébio de caçadores ingleses que diz: Never waste powder on a dead duck, que, como todos sabem, isto se traduz por “nunca desperdice pólvora com pato morto”. Aqui pelos trópicos rola um, digamos, indexador imaginário menos popular, que bem poderia se equivaler ao “pato manco” inglês, expressado como “temperatura do cafezinho”: quanto mais perto do fim do governo, mais frio.

***

Com os grãos de areia da ampulheta do mandato Carlos Renato Lima Reis (2017-2020) caindo cada vez mais rápido, resta adotar uma posição defensiva de garantir as realizações de seus quatro anos.O pior já foi feito, o pior já passou, acredite, próximo prefeito a ser eleito em Passos! Hmmm! Por outro lado, um pato manco é livre para tomar decisões que exerçam os seus poderes normais com pouco medo de conseqüência, como a… Não é o caso do atual prefeito.

***

Eduardo Rabelo, que vem a ser o responsável pela unidade franqueada da rede de fast-food Burger King in Passos e o supervisor de operações da rede, Salvio Rabelo, em visita de inspeção às obras da franquia na cidade, participam que o restaurante tem inauguração prevista para o início do mês de novembro de 2020, mais exatamente no dia 3. A implantação de uma loja da rede Burguer King em Passos se deveu a estudos detalhados e análise de viabilidade de vários indicadores, segundo Edu-ardo. A loja vai oferecer 35 vagas diretas de empregos.

Burger King – BK, para os íntimos -, é uma multinacional de restaurantes fast-food, fundada nos Estados Unidos em 1954, na Florida. Na verdade, a empresa começou antes, em 1953, com o nome Insta-Burger King, que era uma cadeia de restau-rantes na cidade de Jacksonville. O Insta-Burger King entrou em dificuldades financeiras em 1954 e dois de seus franqueados em Miami com-praram a empresa e a rebatizaram de Burger King…

A outra parte da história da Bur-guer King é que a multinacional norteamericana hoje é brasileira. Em setembro de 2010 a totalidade das ações da BK foi vendida para o fundo de investimentos brasileiro 3G Capital (dos bilionários conterrâneos Marcel Telles, Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira, acionistas da InBev, que controla a AmBev) por 3.26 bilhões de dólares.

…a Burger King tem mais de15.000 restaurantes em 79 países; cerca de 40.000 funcionários; 66% das lojas estão nos Estados Unidos; 99% são franqueados…

No Brasil, a BK abriu suas primei-ras lojas em 2004. Hoje são 900 lojas em todo o país (eram 423 em 2015 – e só 12 lojas, na época, eram res-taurantes tipo drive-thru, como será a Burguer King em Passos).

O Verão 2021 já está nas vitrines e araras da Sangue Azul, butique mas-culina. As melhores marcas em rou-pas, sapatos e acessórios, para ho-mens com estilo, exclusivos para a Sangue Azul. Na Avenida da Moda.

Para semana que vem, de 21 a 27, a Santa Casa de Passos faz sua estreia a bordo da “14ª Primavera dos Mu-seus”, organizada pelo Instituto Bra-sileiro de Museus/Ibram. A Santa house – que é a única instituição na região a participar da mostra, participará do evento através do seu Centro de Memória Interativo. O Ibram definiu como tema para a edição deste ano de Covid-19 lá fora, o “Mundo Digital: Museus em Transformação”.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena. A-cupuntura como tratamento, mas-sagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

A maior mobilização cívica do planeta – o Dia Mundial da Limpeza (ou Clean Up World Day, para os pu-ristas) vai acontecer e ser praticado amanhã, sujões! Em data para lem-brar a todos a necessidade de cons-cientização para o enorme problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos – o lixo!

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Dia Mundial da Lim-peza 2020 não vai para as ruas, pra-ças e logradouros, como sempre faz, promovendo verdadeiras faxinas. Nesse 2020 – ô! ano – a sugestão é a realização de ações individuais em casa, “cuidando do nosso quadrado para cuidar do nosso planeta”…

…Tomando todos os cuidados ne-cessários, como usar luvas, máscara, álcool gel e mantendo um seguro distanciamento social, você pode, desde já, por exemplo, descartar velharias, entulhos, lixos tecnológicos, um candidato ou candidata á uma vaga na refrigerada Câmara Municipal de Passos. Ou á cadeira de prefeito de Passos. Pode parecer pouco, mas isso é uma contribuição inenarrável ao meio ambiente (e ambientes inteiros) mais limpo e produtivo na cidade e no planeta…

O Setor de Limpeza Urbana da Prefeitura de Passos vai montar plantão amanhã, das 8h ás 12h, para tirar dúvidas de como realizar a limpeza e descartar coisas que não usa mais. Dentro do seu quadra-dinho! É só ligar 9-9187-6325.
Produto exclusivo da Cerâmica Portinari para suas (poucas) lojas Concept e Diamond – como é o caso da Ponto Bello Acabamentos – a coleção Cittá é puro design, marcado com leves nuances em peças de porcelanato no formato 120cm x 120cm, retificadas, a R$ 149,90 m². A coleção Make Grigio Corten tem peças em porcelanato no formato 100cm x 100cm, retificadas, a R# 179,90 m². Todas em 10 X, sem juros.

Condições especiais de pagamen-tos, marcas renomadas em pisos e revestimentos, nacionais e importa-dos, exclusivos das lojas Ponto Bello Acabamentos – primeira butique de revestimentos em Passos e região. Confira. Na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

…e quando o Sol se por, hoje á tardinha: Feliz Ano Novo, patuleia! Xô, 2020! Bem vindo, ano da graça de 5781! O quêêê? Ano 5781?!? Sim, fariseus, logo após o por do sol de hoje, 18 de Setembro de 2020 tem início a festa do Ano Novo …judaico. …O Rosh HaShaná, que vem a ser o Dia do Julgamento, quando Deus determina o destino de cada um para o ano que se inicia. A parte principal da celebração do Rosh HaShaná é o toque do shofar (uma corneta feita com chifre de carneiro) que desperta as pessoas para o arrependimento… Sabe como é que é: depois que tudo passa, você pode ser arrepender de não ter se recandid… deixa pra lá!

Rosh HaShaná é, ainda, o aniver-sário do universo, o dia em que Deus criou Adão e Eva; de quebra, é o dia mais importante do ano judaico. Começa ao pôr do sol na véspera de 1º de Tishrei (a designação judaica para o dia 18 de setembro de 2020) e termina após o anoitecer em 2 de Tishrei (ou 20 de setembro de 2020).

Dias de Rosh HaShaná incluem acendimento de velas à noite, refei-ções fartas & festivas com doces du-rante a noite e o dia, preces (quan-do se toca o shofar, nas manhãs dos dias 19 e 20 de setembro) e não fazer nenhum trabalho criativo. Tudo bem, qualquer coisa pra não mais ver 2020 escrito nos calendários. Então, Feliz 5781!

***

Aposte no xadrez! Em look nova d composto por Blusa + Calça Pijama em estampa desconstruída de xadrez, perfeito para todos os dias, pra te deixar linda em qualquer encontro por vídeo ou para as festas do ano novo de 5781!
renove-se. Renove seu closet, com peças super atemporais Nova d. no site ou flagship store Nova D, na Avenida da Moda

***

O paraíso é logo ali??? Não-candidatos á reeleição, os Prefeitos de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo e de passos, carlos renato lima reis, trocam prosa. anteontem á tarde …anteontem á tarde!

***

ENQUANTO ISSO, TARDE DE ANTEONTEM, EM BEAGÁ… O DEPUTADO ESTADUAL CASSIO ANTONIO SOARES, RECEBE DO Procurador Geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet, a Medalha do Mérito do Ministério Público. Em rede social, o estadual, reeleito, cassio soares Dividiu “essa homenagem com você que acredita e faz parte do nosso mandato”

***

Em festa pra lá de íntima, só para 5 convidadas, carol deodato turned 14!!!
Carol Tá uma moça linda!!