Cultura Destaques

Passos terá o 1º Festival de Gestão e Produção Cultural de Minas Gerais

9 de março de 2021

O valor é destinado para temas como artes cênicas, música, audiovisual, literatura, culturas populares e artes visuais. / Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – Até o dia 19 de março, artistas, gestores culturais e profissionais ligados à arte e à cultura de todo o país podem se inscrever para o 1º Festival de Gestão e Produção Cultural de Minas Gerais. O evento, idealizado pela gestora Isabella Vieira, que desenvolve trabalhos na área de cultura e eventos na cidade de Passos e região, tem como objetivo celebrar e disseminar o conhecimento ligado à gestão e à produção cultural. O evento é viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc.

De acordo com Isabella, serão 5 dias, de 22 a 26 de março de 2021, com oficinas e minicursos sobre temas estratégicos para toda a área cultural, de forma totalmente online e gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site www.conexaocultura.com.br.

A gente percebe uma carência geral do setor da economia criativa de forma geral, tanto quem trabalha com arte e cultura, quanto o setor de eventos, no que diz respeito à administração de suas carreiras e negócios. Em 2018, eu percebi isso de forma muito forte e desde então tenho um projeto chamado “Conexão”, em que trabalho temas ligados à gestão. O nosso festival será um momento de trabalhar esses temas de forma mais profunda e abrangente”, comentou Isabella, idealizadora e coordenadora geral do evento.

Durante o evento, os participantes poderão discutir e aprender sobre diversas temáticas como elaboração de projetos, planejamento estratégico, boas práticas em prestações de contas, gestão de espaços e carreiras, política cultural, organização da equipe de trabalhos e gestão de espaços culturais. Os conteúdos serão compartilhados em dois formatos: minicursos e oficinas.

Os minicursos terão carga horária de 10 horas, com aulas de terça a sexta, mediante programação. As oficinas acontecerão diariamente, sempre às 19 horas, com transmissão pelo canal do youtube do evento. O aprendizado dos participantes será construído de forma coletiva a partir de leituras e fóruns de discussão, e também da criação de um grupo whatsapp para networking entre os participantes.

À frente das oficinas e dos minicursos estão profissionais conceituados do mercado da cultura, como Patricia Faria, Psicóloga da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Maria Helena Cunha, Diretora da Inspire, mestre em Educação também pela UFMG; Romulo Avelar, Administrador, produtor e diretor da Ravel Cultural; Chico Pelúcio, integrante do Grupo Galpão e diretor do Galpão Cine Horto, Isaura Botelho, Doutora em Ação Cultural pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) que tem pós-doutorado na França em pesquisas socioeconômicas na área da cultura), Diana Gebrim, Advogada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Consultora Jurídica e Financeira/Gestora de Projetos Culturais, Flaviano Souza e Silva, Mestre em Artes pela UFMG e especialista em elaboração de projetos culturais e Isabella Vieira, Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos e gestora cultural.

Além da equipe à frente das oficinas e dos minicursos, o evento conta com uma equipe de produção, coordenada pelo diretor teatral Maurílio Romão. O evento é viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, apoio do Governo do Estado de Minas Gerais e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. E também conta com apoio da Associação de Desenvolvimento Cultural Regional (Adesc), Trupe Ventania e Inspire Gestão Cultural.

SERVIÇO

– 1ª Festival de Gestão e Produção Cultural de Minas Gerais
– Inscrições: 03 a 19 de março de 2021
– Duração do evento: 22 a 26 de março de 2021
– Inscrições e mais informações: www.conexaocultura.com.br