Destaques Geral

Passos terá igreja de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Ézio Santos/ Especial

22 de Maio de 2021

O TERRENO ESTÁ PRONTO PARA RECEBER A PRIMEIRA ETAPA DA OBRA DE CONSTRUÇÃO DA IGREJA. / Foto: Divulgação

PASSOS – Até meados de junho, terão início as obras de construção de mais um templo católico em Passos. Localizado no território da paróquia São Luís Maria Grignion Montfort, o terreno de 3 mil metros quadrados da rua Dr. Darci de Paulo Silveira, no Jardim Primavera II, região da Cohab III, vai abrigar o Centro Catequético, e futuramente, o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, que é saudada oficialmente todo dia 12 de dezembro.

O religioso José Benedito do Santos, de 51 anos, o padre Zezinho, primeiro e único pároco da matriz São Luís, situada na rua Juiz de Fora, Cohab II, há pouco mais de seis anos, revelou que desde quando a atual área territorial de São Luís pertencia à paróquia Nossa Senhora da Penha, administrada pelo padre Francisco Clóvis Nery, alguns devotos de Nossa Senhora de Guadalupe, também padroeira do México, solicitaram a construção de, ao menos, uma capela dedicada à santa.

Foi uma permuta com a prefeitura ano passado. A antiga Creche Camp ficou para a administração municipal na época, e repassou o terreno da Cohab III para a paróquia São Luís. Com o passar do tempo tudo foi caminhando bem, e em breve o sonho deles começarão a se tornar realidade”, assegurou.

De acordo com Zezinho, o projeto arquitetônico que inicialmente pertencia à paróquia da Penha, foi aprovado pelo setor responsável da Diocese de Guaxupé e Departamento Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos de Passos.

Já temos os recursos necessários para deixar as paredes e cobertura do Centro Catequético no máximo até meados de 2022. O dinheiro foi conseguido aos poucos através de doações e eventos beneficentes, mesmo ao longo da pandemia do novo Coronavírus. Para as obras de acabamento, e o pontapé inicial para ser levantada a igreja, ainda teremos que correr atrás da grana (Sic) contando com o apoio da comunidade de São Luis Montfort”, acentuou o pároco.

Ele disse que o projeto da futura casa de Deus ainda não está totalmente concluído, mas prevê um prédio com características misturando estilos antigos e modernos.

Ainda não temos o tamanho da área construída, quantidade de pessoas que vai comportar e outros detalhes importantes. Nossa intenção é, com o passar de poucos anos depois de pronta, transformar a mais nova igreja de Passos, em um belíssimo santuário, como existe hoje o de Nossa Senhora da Penha e Santo Aníbal Maria de Frância”, discorreu.

O território paroquial de São Luís Montfort possui, além da matriz, a igreja de São Pedro Claver, na vila de chácaras São José, considerado perímetro urbano. São três capelas localizadas em comunidades rurais: Nossa Senhora Aparecida, São João e Santa Rita.