Destaques Geral

Passos retoma vacinação anticovid em pessoas sem comorbidades

Gabriella Alux / Especial

22 de junho de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – O prefeito de Passos Diego Oliveira anunciou ontem, 21, que será retomado, após 45 dias, o calendário de vacinação por faixa etária. A imunização contra a covid para as pessoas com 58 e 59 anos sem comorbidades será a partir deste sábado, 26. A prefeitura também anunciou a abertura do Centro de Atendimento covid-19 a partir de hoje.

As informações sobre locais, horários e quantidade de doses, segundo a assessoria de comunicação, ainda não estão definidas. De acordo com declaração do prefeito Diego de Oliveira divulgada pela administração, a decisão foi oficializada em conjunto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

“Um grande avanço para a nossa cidade. Vamos em frente. Nós precisamos vacinar nosso povo”, disse Diego.

Passos também avança na vacinação para profissionais da educação do ensino médio, até o 3º ano colegial, na faixa etária de 18 a 59 anos. O Governo de Minas distribuiu no último sábado, 800 doses da Coronavac e 1.530 doses da Pfizer para a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos).

Casos

Em três dias, os 27 municípios que integram a SRS-Passos somaram 325 novos casos de infecção pelo coronavírus e 12 mortes em decorrência da doença. Em relação aos dois primeiros fins de semana do mês, o último apresentou uma queda 66% em relação a novos casos e uma diminuição de 24 mortes.

O resultado do primeiro fim de semana do mês foi de 835 casos e 34 mortes. Do dia 11 ao dia 14, a região registrou 470 casos e 19 mortes. O último fim de semana apresentou queda nos números, com 284 novos casos e dez óbitos. As cidades de Delfinópolis, Guapé, Paraíso e Passos registraram duas mortes cada. Alpinópolis, Capitólio, Itamogi e Pimenta tiveram um óbito cada.

Neste sábado, 19, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, o Brasil chegou a 500,8 mil mortes em decorrência da covid-19. A última atualização já apresenta 502 mil mortes. Em homenagem a essas vítimas, na noite de domingo, as Comunidades Eclesiais de Base, Frente Brasil Popular e Povo sem Medo acenderam 500 velas na escadaria da igreja Nossa Senhora da Penha, em Passos.

Centro de atendimento de covid-19

A partir de hoje, 22, das 9h às 18h, a Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria de Saúde, dará início ao Centro de Atendimento para pacientes que tiverem sintomas respiratórios, na rua Mercúrio, 138, localizado no bairro Coimbras.

O centro de atendimento não será específico apenas para a covid, mas para todas as pessoas que estiverem apresentando sintomas respiratórios. No local, o paciente vai passar por uma triagem, realizada por profissionais capacitados, e será encaminhado para testagem e possível atendimento médico e/ou da enfermagem.

Para mais informações, entre em contato com o número (35) 99721-3493.