Destaques Geral

Passos restringe comércio presencial aos sábados e domingos

Gabriella Alux/ Especial

9 de junho de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – A Prefeitura de Passos divulgou um novo decreto, que entra em vigor a partir de hoje, 9, e proíbe o funcionamento presencial do comércio em geral e dos serviços aos sábados e domingos. Nos fins de semana, será permitida a abertura de hipermercados, supermercados, mercados, mercearias, açougues, casa de frios, peixarias, hortifrútis, quitandas, centros de abastecimento, lojas de conveniências e similares, das 6h às 19h. O decreto autoriza o funcionamento do comércio em geral, serviços, atividades religiosas entre 6h e 17h, o atendimento por delivery e proíbe a abertura de academias.

Segundo o decreto, a prefeitura adverte que, a qualquer momento, poderá progredir ou regredir de onda no Minas Consciente de acordo como os indicadores de avaliação epidemiológica e que, caso os números de casos e de mortes continuem a aumentar, poderá voltar para a onda roxa, a mais restritiva do plano, conforme determinação do governo estadual. De acordo com o documento, a regressão para a onda roxa pode ser feita de forma automática, sem necessidade de expedição de novo decreto.

O funcionamento das atividades comerciais em geral, industriais e de serviços está autorizado, de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 17h, quando deverá encerrar as atividades, tendo até as 18h o prazo de retorno domiciliar. Após esse horário, o atendimento deve ser feito por delivery, com exceção de bebidas alcoólicas, e também estão autorizadas as ações de urgência e emergência. O comércio, inclusive as floriculturas, excepcionalmente neste sábado, 12, data em que se comemora o “Dia dos Namorados”, fica autorizado a funcionar no horário das 7h às 17h.

Os hipermercados, supermercados, mercados e mercearias, casa de frios, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos e lojas de conveniência e de água mineral estão autorizados a funcionar, de segunda a domingo, das 6h às 19h.

De acordo com o decreto, fica proibido o funcionamento de academias, clubes e salões de beleza, assim como a prática de esportes coletivos e de contato em áreas públicas ou privadas. Também permanece proibida a realização de eventos atrativos naturais e culturais, festas e comemorações em locais públicos ou privados, independentemente do número de pessoas, dias e horários.

A realização de atividades religiosas, celebrações, missas ou cultos poderá ocorrer uma vez por semana, aos sábados ou domingos, a critério da profissão de fé, com encerramento até as 19h, obedecendo aos protocolos de segurança para evitar a disseminação do coronavírus.

Em Fortaleza de Minas, também foi divulgado um novo decreto que permite o funcionamento dos estabelecimentos das 5h às 18h, de segunda a sábado, podendo ainda ter delivery até às 21h. Aos domingos, serão permitidas apenas entregas somente por sistema delivery das 5h às 21h.

No município de Capetinga, o decreto nº48 também regulamenta o funcionamento do comércio local. Os bares, restaurantes, lanchonetes, bolotas, casas de lanches, pizzarias, sorveterias, açaís e estabelecimentos congêneres ficam autorizados a funcionar apenas com balcão na porta do estabelecimento, sendo proibida a entrada de clientes dentro do comércio. Fica autorizada a entrega em domicílio por meio de disk entrega e a entrega de produtos no balcão, mas permanece vedado o consumo no local.