Destaques Geral

Passos registra temperatura mais baixa do ano; já municípios da região têm geadas

Ézio Santos

21 de Maio de 2022

Algumas cidades da região sul do estado registrou temperaturas negativas

PASSOS – Os dias de frio intenso, acompanhados de geadas, finalmente chegaram. E ambos ocorreram na data limite do período anunciado semana passada pelos serviços de meteorologias. No início da manhã desta sexta-feira, 20, foi registrada a temperatura mais baixa do ano em Passos: 2,2 ºC. Na última quarta-feira, 18, a temperatura ficou em 5,6°C; e no dia seguinte os termômetros apontavam para a marca de 7,5°C.

O temor dos agricultores é gear igual ou pior que em 2021, quando a temperatura atingiu o nível abaixo de zero, com o registro de recorde dos últimos 50 anos no município. Por sorte, o orvalho não chegou a congelar ao ponto de ‘queimar’ com intensidade as folhagens das plantações. Até o final da tarde desta sexta-feira, 20, os registros de geadas nas propriedades rurais por parte de alguns plantadores de culturas de Passos ainda não tinham sido avaliados com mais precisão, porque demora alguns dias para notar os estragos.

Mesmo sem comparecer a um dos locais atingidos pela geada, o extensionista agropecuário do escritório regional da Emater-MG, em Passos, Adriano de Carvalho Ferreira, contou que o fenômeno climático não foi intenso, de acordo com relatos de ruralistas. “Os pontos mais atingidos foram as baixadas, mas onde há pastagens. Para não correr o risco de perdas, os agricultores estão plantando em terrenos mais elevados, principalmente o café. O que pode ter afetado um pouco mais foram as lavouras de milho safrinha e feijão, mas acredito também que não atingiu o nível alto de gravidade”, declarou.

O ruralista Gilson Aparecido de Souza, de 54 anos, disse que na sua propriedade rural de 50 hectares, distante quatro quilômetros de Passos, sentido Bom Jesus da Penha, a geada realmente não foi densa. “Observei nas baixadas dos pastos que o orvalho foi de aproximadamente um milímetro de espessura. Tenho apenas lavoura de milho, que foi menos prejudicada, além do gado leiteiro e de corte”, ressaltou.

Na rua Morro do Açude, na parte alta do bairro Penha, em Passos, o quintal da casa de Maria Aparecida Rodrigues, a Branca, amanheceu com as folhagens das verduras e legumes esbranquiçadas. “Levantei cedinho para jogar água com medo de perder tudo. Espero que a geadinha não tenha queimado as plantações da minha horta”, disse a aposentada.
São Pedro

Na região Sul do estado, geou bastante por causa da temperatura negativa em algumas cidades como Camanducaia, Senador Amaral, Delfim Moreira, Maria da Fé, Poços de Caldas, Andradas e Ipuiúna. Mais próximo de Passos, em São Pedro da União registrou 0,4°C. Cabo Verde também registrou mínima próxima do zero grau: 0,8°C. Guaxupé teve a temperatura mais baixa de 2022, que foi 4,3°C na Estação Meteorológica do Japy.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, que significa “perigo potencial de geada”, para a madrugada deste sábado, 21, aos municípios de Muzambinho, Monte Belo, Areado, Cabo Verde e Botelhos. Em Passos e região, a possibilidade é menor.