Destaques Geral

Passos registra 4 novos casos de coronavírus

12 de Maio de 2020

Foto: Site EBC

PASSOS – O número de casos positivos de infecção pelo novo coronavírus em Passos saltou de um para cinco entre o dia 8 e ontem. Um dos pacientes está internado. Segundo informações da Prefeitura, até a semana passada, o município havia registrado um caso de covid-19, considerado importado. Na sexta-feira, o Departamento de Vigilância Epidemiológica foi notificado sobre dois novos casos confirmados, detectados por meio de testes rápidos realizados por laboratório particular.

Segundo a coordenadora da Epidemiologia, Paula Fabiana, estes dois casos já estão curados e recuperados. No final da tarde de domingo, de acordo com a coordenadora, o departamento recebeu a notificação de dois casos positivos, detectados por meio de exames PCR, e os dois registros são referentes a contaminações que teriam ocorrido fora do município, já que as duas pessoas têm histórico de viagem. Segundo ela, os dois casos são acompanhados pela Vigilância e por equipes da atenção primária em Saúde. Um dos pacientes está internado.

Ontem, o secretário municipal de Saúde, Antônio Donizetti, em um vídeo divulgado pela prefeitura em uma rede social, afirmo que o município adquiriu 1.100 testes para detecção do novo coronavírus, sendo que 300 foram enviados pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, a população deve manter o distanciamento, o uso de máscaras e a higienização das mãos.

De acordo com a médica infectologista Rosana Porto Viana, da rede municipal de Saúde, os testes começaram a ser disponibilizados na semana passada e vão continuar a ser feitos. Segundo ela, o aumento no número de casos positivos já era esperado. “Sabemos que este momento iria chegar a qualquer hora e o município se preparou de forma adequada”, Segundo ela, não é momento de pânico e do fechamento do comércio de forma geral.

É necessário que tenhamos responsabilidade com o distanciamento social, que evitemos aglomerações e que estejamos sempre lavando as mãos, mas não é o momento, ainda, de pânico pra que feche totalmente o comércio e que a cidade entre neste isolamento radical. É necessário, sim, o isolamento dos idosos e grupos de risco”, disse.

De acordo com ela, o município está preparado.