Destaques Esporte

Passos realiza primeiro torneio de beach tennis na região até domingo

Por Nathália Araújo / Redação

18 de setembro de 2021

Começou ontem, 17, o primeiro torneio regional de beach tennis de Passos./ Foto: Reprodução.

PASSOS – Durante a pandemia do novo coronavírus, a procura por atividades outdoor (ao ar livre) cresceu significativamente em todo o mundo. Em Passos não foi diferente, já que é muito comum encontrar pessoas caminhando, correndo, pedalando e, agora, praticando o esporte que é a novidade do momento, o beach tennis (tênis de praia).

De acordo com os atletas, a modalidade é escolhida por ser uma maneira de manter a forma, sem muita exposição à covid-19, já que a disputa é feita por duplas, que ocupam extremidades opostas da quadra.

Segundo o empresário Marcelo Abreu, que recentemente inaugurou um clube que conta com um espaço voltado ao beach tennis, o esporte ainda é novo e o aumento na procura é surpreendente.

“Temos aulas marcadas de segunda à sexta-feira, em três horários, e as vagas estão esgotadas. Acredito que um fator que contribui com o crescimento deste esporte é alta curva de aprendizagem, ou seja, pessoas que nunca tiveram contato com bolas ou raquetes, já conseguem controlar bem logo no início. Sendo assim, seja em duplas femininas, masculinas ou mistas, todos conseguem jogar em um mesmo nível”, destacou.

Renato Ribeiro, professor da modalidade, explica sobre os principais benefícios e dificuldades que o beach tennis pode apresentar.

“A maior dificuldade da prática, certamente, é a locomoção na areia, sendo que este deslocamento é o que define cerca de 70% do esporte, enquanto os outros 30% são referentes ao movimento da bola. Em relação aos benefícios, estes são diversos, incluindo a queima de calorias, melhora do condicionamento e tônus muscular, reforça o sistema imunológico, ensina a tomar decisões rápidas e, ainda, favorece laços de amizades e trabalhos em equipe”, garantiu.

Além disso, Ribeiro ainda conta que o beach tennis é considerado como o esporte com uso de raquetes que mais cresce no Brasil.

“Esta é uma prática inclusiva, todos podem jogar. Inclusive, é possível perceber a grande procura do público feminino, que costuma utilizar o momento para criar novas amizades e reunir pessoas queridas. Ainda, é possível dizer que o processo de evolução é muito rápido, uma vez que pessoas que treinam há poucos meses já conseguem disputar com atletas que praticam a modalidade há mais tempo”, completou o professor.

O estudante de Engenharia de Produção, Gustavo Silveira de Freitas, revela que conheceu o beach tennis em junho de 2020 e, desde então, não parou de jogar.

“Meus amigos me chamaram e levamos tudo na brincadeira, foi muito divertido e, logo de cara, a partida foi muito boa porque todos conseguiram participar. Já faz um ano que conheci este esporte e não pretendo parar; além de ser uma atividade física muito boa, especialmente em dias mais quentes,, também é uma forma de diversão que costuma render muitas risadas”, disse.

Torneio

O primeiro torneio regional de beach tennis de Passos, promovido pela equipe de um clube de esportes particular, teve início ontem e segue até domingo, 19. Ao todo, serão mais de 30 duplas estão inscritas na disputa, que deve receber atletas de diversas cidades mineiras e do interior de São Paulo. O evento é aberto ao público e, além do campeonato esportivo, ainda conta com apresentações de músicas ao vivo, bar e praça de alimentação com food trucks e carrinhos de sorvete.