Destaques Geral

Passos já vacinou 586 adultos contra sarampo

18 de Maio de 2020

Foto: Agência Brasil

PASSOS- Devido ao aumento de casos de sarampo no país nos últimos anos, a população de 20 a 49 anos deve se imunizar até o dia 30 de junho contra a doença. Desde o começo do ano, já foram aplicadas mais de 580 doses da vacina neste público-alvo em Passos. A campanha está disponível nas sete salas de vacinação do município, que até o momento não registrou casos confirmados da doença.

A campanha da vacinação teve início em 23 de março e tem como objetivo aplicar dose extra na população adulta. Segundo o portal nacional do Sistema de Informações do programa Nacional de Imunizações (Sipni), desde o inicio do ano e até o último domingo, 10, foram aplicadas 586 doses da tríplice viral em pacientes da faixa etária de 20 a 49 anos em Passos.

Como informou a enfermeira referência técnica de imunização da Secretaria de Saúde de Passos, Priscila Soares Corrêa Faria, foram disponibilizados mais trabalhadores nas salas de vacinação para que a imunização aconteça de forma rápida, evitando assim aglomerações. A população pode se vacinar nas sete salas do município que funcionam nas unidades Programa Saúde da Família (Psf) do Jardim Canadá, na Penha, no Coimbras, no São Lucas, no Santo Antônio, no Jardim Planalto e no PSF CSU. As pessoas devem procurar o PSF mais próximo e comparecer usando máscara e respeitar o distanciamento em filas.

Até o último boletim epidemiológico do sarampo publicado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (Ses- MG) em 24 de abril, não havia casos positivos da doença na região. Ainda de acordo com o documento, há municípios que notificaram casos na área de abrangência da Secretaria Regional de Saúde de Passos, mas não foi especificado quais são.

Em 2019, o cenário do sarampo na região também foi bem baixo. Passos foi o único município a registrar casos confirmado até a semana epidemiológico 52 de 2019.