Destaques Geral

Passos inicia vacinação para pessoas acima de 55 anos sem comorbidades

Gabriella Alux / Especial

29 de junho de 2021

Em passos A imunização acontece em todas as salas de vacinas do município, das 7h30 às 11h, durante a semana e, aos sábados, das 7h30 às 12h:/ Reprodução

PASSOS – Nesta terça-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde dá início à vacinação contra a covid-19 em pessoas com idade entre 55 e 59 anos e sem comorbidades. A imunização acontece em todas as salas de vacinas do município, das 7h30 às 11h, durante a semana e, aos sábados, das 7h30 às 12h. Excepcionalmente na sala de vacina do São Lucas, localizada na rua Lavras, 427, o procedimento será feito das 7h30 às 16h, inclusive aos sábados. Para a imunização, é obrigatório apresentar o RG, CPF, comprovante de residência, confirmação do cadastro Vivver e, caso disponível, o cartão de vacina.

O cadastro do programa Vivver é o registro necessário para comprovar que a pessoa é residente em Passos e que está cadastrada nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Caso resida no município, mas não tenha cadastro no PSF, basta procurar a unidade mais próxima do local onde mora.

De acordo com a enfermeira coordenadora da vigilância epidemiológica Paula Fabiana Tavares Freitas Santos, a expectativa é de que 1,6 mil pessoas com 55 a 57 anos sejam vacinadas. “Esse total seria o da população que não foi vacinada pelo critério de comorbidades”, explica ela.

Ontem, 28, o prefeito Diego Oliveira declarou, em uma postagem no Instagram, que no último sábado, data que foi realizada a vacinação para quem tem de 58 ou 59 anos, sem comorbidades, foram imunizadas 700 pessoas, número considerado inferior ao esperado. Segundo ele, com a nova faixa etária, a prefeitura espera uma quantidade maior de pessoas e que a expectativa é que novas remessas de doses continuem chegando para que cada vez mais pessoas sejam imunizadas.

“Estar diminuindo a faixa etária é um avanço para a nossa cidade. Temos a consciência de que quanto mais pessoas imunizadas, menos dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) há. Também temos boas notícias em relação à situação Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pois vemos uma diminuição da quantidade de pessoas que buscam o sistema de saúde por complicações da covid. Com isso, é notório o desafogo por conta do avanço das vacinações. Nós pedimos para que as pessoas continuem mantendo os protocolos e, principalmente, se vacinando com a segunda dose da vacina”, declarou Diego.

Segundo o prefeito, nesta semana a prefeitura irá receber a nota técnica para que a vacinação para caminhoneiros aconteça até o final da semana. Ele também disse que aguarda uma nota técnica para vacinação de trabalhadores que atuam na limpeza urbana e para trabalhadores da saúde que fizeram o cadastro, a prefeitura começará a ligar para notificar a data da imunização.

Questionado sobre a vacinação direcionada a trabalhadores do comércio em geral, de supermercados, bancários e profissionais de educação física que atuam em academias, Diego respondeu que não há nota técnica que contemple esse público e essas pessoas terão a vacina seguindo o cronograma de faixas etárias.

O prefeito também disse que, caso as remessas dos imunizantes continuem chegando, a expectativa é de que, no fim desta semana seja iniciada a vacinação de pessoas acima de 50 anos e, no mês que vem,a imunização para a faixa etária de 40 anos ou mais.

Gripe

O prefeito também se pronunciou sobre a vacinação contra a gripe Influenza “Para tomar a vacina, basta procurar as salas de vacinação na parte da tarde e os Programas de Saúde da Família (PSFs). Os grupos contemplados ainda estão com uma idade limitada, mas estamos seguindo com Plano Nacional de Imunização (PNI) e, até o dia 9, sexta-feira, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, forças armadas e de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas estão contemplados com a vacina”, declarou o prefeito.


Paraíso faz drive thru para 58 anos ou mais


S. S. PARAÍSO – Em São Sebastião do Paraíso, a prefeitura começou, nesta segunda-feira, a vacinação contra a covid-19 em pessoas com 58 anos ou mais. Segundo informações da administração, a imunização é feita pela Vigilância em Saúde e ocorre em sistema drive-thru, no estacionamento da Arena Olímpica. Os cidadãos devem levar o cartão de vacina, documento de identidade com foto e ter cadastro ativo em uma Unidade de Saúde da Família.

Em Carmo do Rio Claro, a prefeitura iniciou ontem a vacinação em pessoas com 57 anos completos ou mais. Segundo informações da administração, também está sendo realizada a imunização em grupos já divulgados anteriormente. Para se vacinar, as pessoas devem retirar a declaração no ESF mais próximo e comparecer à Sala de Vacinação na Escola Municipal Coronel Manuel Pinto, das 8h às 15:30h. A aplicação da segunda dose acontece todos os dias, de acordo com o agendamento.