Destaques Geral

Passos inicia vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos

Gabriella Alux/ Redação

21 de setembro de 2021

Foto: Reprodução

PASSOS – A Prefeitura de Passos inicia hoje, 21, a imunização de adolescentes com comorbidades e idade entre 12 a 17 anos. A vacinação será feita com o imunizante da Pfizer e inclui também gestantes, puérperas de até 45 dias da data do parto, lactantes até seis meses e deficientes permanentes. O município também inicia o planejamento para aplicar a dose de reforço em idosos e reduzir o tempo entre a primeira e a segunda doses da Pfizer para oito semanas.

De acordo com o cronograma da prefeitura, hoje e amanhã, 22, serão vacinados adolescentes de 15 a 17 anos e, na quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24, os adolescentes de 12 a 14 anos. Em uma transmissão realizada com o prefeito de Passos, Diego Oliveira, a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos, afirma que, para vacinar, é importante que o adolescente esteja acompanhado por algum adulto responsável.

Segundo ela, é preciso levar documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, formulário de comorbidades preenchido ou laudo médico indicando a deficiência permanente, cartão de pré natal ou exame de gravidez, mais o cadastro no Vivver e cartão de vacinas, caso tenha.

Paula afirma ainda que as salas de vacinas do São Lucas, Programa Saúde da Família (PSF) CSU e Coimbras 1 funcionam das 7h30 às 11h e das 13h às 16h. A sala de vacina do São Lucas fica aberta até as 20h para dar oportunidade a quem trabalha, estuda e não pode perder horário de almoço, conforme disse a enfermeira.

“Nos organizamos para iniciar a vacinação hoje, uma vez que é exclusiva da Pfizer e recebemos doses ontem. Dado início à imunização dos adolescentes com comorbidades, a medida que formos finalizando e recebendo novas doses, vamos dar início à aplicação das doses em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, seguindo orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)”, disse Paula.

De acordo com a coordenadora, Passos também irá reduzir os intervalos entre uma dose e outra, para oito semanas. Paula afirma que a redução acontece apenas para as vacinas do laboratório da Pfizer e que o intervalo entre a primeira e segunda dose da Astrazeneca permanece em 12 semanas.

O prefeito disse ter sido procurado por pais e mães de adolescentes, e também pelos jovens, após notícias sobre medidas do Ministério da Saúde em relação à vacinação em adolescentes.

“Ficamos muito preocupados, fomos atrás de informações da secretaria, através da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) e, graças a Deus, saiu uma nova deliberação. Ontem, tivemos uma reunião com a superintendência e foi elaborado o calendário de imunização em nosso município, começando com os adolescentes com comorbidades hoje”, disse Diego.

Itaú de Minas

Hoje, 21, a Prefeitura de Itaú de Minas inicia a aplicação da dose de reforço para idosos acima de 85 anos. A imunização desta terceira dose acontece na Estação Cultura, localizada no bairro Santo Antônio, das 8h às 13h.

A secretária de Saúde de Itaú, Emilaine Pereira Custódio, afirma que a aplicação da dose de reforço já havia sido iniciada, na última terça-feira, 14, em idosos de 90 anos ou mais e os institucionalizados.

“Com isso, hoje iniciamos essa nova faixa etária. Assim que recebermos novas doses, nós iremos abaixar ainda mais a faixa etária, de acordo com a recomendação da norma técnica de referência”, declarou.