Destaques Política

Passos inicia consulta pública sobre revisão do Plano Diretor

26 de junho de 2020

Em razão do distanciamento social imposto pela atual pandemia, a alternativa encontrada pela administração social para interagir com os cidadãos foi por meio digital. / Foto: Divulgação

PASSOS – Após mais de um ano de trabalho, a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Passos vai iniciar o processo consulta pública para revisão do Plano Diretor do município. Em razão do distanciamento social imposto pela atual pandemia, a alternativa encontrada pela administração municipal para interagir com os cidadãos foi por meio digital.

Pela programação, até o dia 24 de julho estará disponível no site www.fjp.mg.gov.br os relatórios técnicos e as propostas preliminares para consulta pública e conhecimento de todos, além de um espaço próprio para recebimento de sugestões e críticas as propostas que serão registadas e poderão compor o novo Plano Diretor da cidade.

Responsável pelo planejamento urbano da cidade, o plano foi projetado pela Fundação João Pinheiro (FJP) de Belo Horizonte, que realizou um estudo sobre o desenvolvimento de políticas  públicas, nas áreas de economia, educação, saúde, assistência social, segurança, turismo, esporte e lazer.

Como explicou o Secretário de Planejamento, Ulisses Araújo, a prefeitura e a FJP desempenharam um extenso trabalho envolvendo visitas, reuniões, entrevistas e estudos de materiais para pontuar as necessidades do município e estabelecer as medidas necessárias a serem realizadas. E, em decorrência da pandemia do novo coronavírus foi necessário adaptar a revisão do plano para a plataforma online.

Finalizamos os relatórios técnicos e as propostas  preliminares que já estão disponíveis  para a consulta pública no site da FJP, pelo www.fjp.mg.gov.br. E agora, é de suma importância  que a população tome conhecimento e entenda os projetos de melhorias para o município’’, comentou Araújo.

O Secretário ainda enfatizou a participação da população, uma vez que além de informarem-se sobre o Plano, os munícipes podem auxiliar contribuindo com sugestões, observações e propostas  para os âmbitos municipais.

O plano foi projetado para a população, então nada mais justo do que receber a participação desta, que é  a principal  beneficiada através  das melhorias estudadas’’, finalizou Ulisses.

A admissão de sugestões ficará aberta até o dia 24 julho, pelo www.fjp.mg.gov.br, e serão analisadas para possível incorporação ao Plano Diretor.

Conquistas

Para o prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, o Plano Diretor foi uma das principais conquistas da sua administração uma vez que, sem o plano o chefe do executivo não consegue captar recursos do Governo Estadual ou do Federal, para assim solucionar as necessidades mais importantes da cidade.

De antemão, gostaria de agradecer a FJP e seus técnicos por todo o empenho e dedicação neste importante projeto. A partir desse plano, vamos conseguir solucionar diversas demandas que há anos eram questionadas pela população e assim,  reconstruir a alegria de viver em nossa Passos’’, enfatizou Renatinho.

Após o envio das sugestões, a prefeitura e FJP organizarão as contribuições para incorporação ao Plano Diretor e apresentação aos munícipes. Já a próxima etapa, compreende na revisão das propostas preliminares por meio das sugestões recebidas e a redação do Anteprojeto de Lei do Plano Diretor, que deve ser finalizado em agosto deste ano.