Destaques Geral

Passos e Arisb-MG firmam convênio

17 de fevereiro de 2021

A agência tem por objetivo a regularização dos serviços municipais de saneamento básico. / Foto: Arquivo FM

PASSOS – A Prefeitura de Passos e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb – MG) firmaram uma parceria na qual a agência se torna a nova responsável pela regulação e fiscalização da Companhia de Saneamento Municipal do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de
Passos (Saae).


Você também pode gostar de: Pequenos Cantores plantam mudas de árvores no Bela Vista II

O convênio foi assinado no dia 12 de fevereiro pelo prefeito de Itaúna e presidente da Arisb-MG Neider Moreira, e pelo representante do município de Passos, o Prefeito Diego de Oliveira. Também esteve presente no ato da assinatura diretor-geral da Arisb-MG, Ananias Castro.

A agência tem por objetivo a regularização dos serviços municipais de saneamento básico, entre eles definir o reajuste anual das tarifas de água e esgoto, estabelecendo valores que sejam justos, tanto para o usuário quanto para o Saae. Além de seu poder fiscalizador, a agência reguladora estabelece normas, padrões e metas para a adequada prestação dos serviços de água e esgoto e a satisfação dos usuários.

O diretor-geral da Arisb-MG, Ananias Castro, ressaltou a importância do convênio celebrado com o município de Passos enfatizando o crescimento das atividades de regulação no saneamento básico.

Saudamos a população passense e agradecemos ao Executivo municipal e ao Saae a confiança depositada na Arisb-MG. A regulação segue crescendo e o saneamento básico, tão importante para a promoção de qualidade de vida, ganha com essa atenção”, declarou o diretor.

Passos conta com população superior a 115 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2020. O município está a cerca de 350 quilômetros de Belo Horizonte e vai abrigar a Cidade do Saber e da Saúde, um complexo de estudo, atendimento e pesquisa em saúde, com mais de 590 mil m², resultado de uma parceria entre a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – Unidade Passos – e a Santa Casa de Misericórdia de Passos.

Na economia local, destacam-se as agroindústrias de açúcar, álcool, fermento e laticínios; a agropecuária com cultivo de cana, café, milho, criação de gado de corte e leite, avicultura e suinocultura; além da indústria de confecções e móveis.