Destaques Geral

Passense será ordenado diácono rogacionista hoje

13 de Maio de 2022

ATÉ O FINAL DESTE ANO, SILAS SERÁ ORDENADO O QUARTO PADRE ROGACIONISTA NASCIDO EM PASSOS

PASSOS – O religioso Silas de Oliveira, de 33 anos, se torna na noite desta sexta-feira, o quarto passense a integrar oficialmente o seleto grupo dedicado ao serviço de Deus na congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus (RCJ), província de São Lucas, ao ser ordenado diácono. Para o terceiro grau na hierarquia eclesiástica católica, ele escolheu o lema do capítulo 1, verso 38, do evangelista Lucas: ‘Faça-se em Mim Segundo a Tua Palavra’. A celebração solene litúrgica será presidida às 18h30, no santuário Santo Aníbal Maria Di Francia do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, pelo bispo diocesano de Guaxupé (MG), dom José Lanza Neto.

O início dos estudos, aliada à vocação religiosa, para alcançar a ordenação de diácono, ocorreu em 2007, no Seminário São José de Guaxupé, sede administrativa da diocese, quando Silas tinha apenas 17 anos. Após sua experiência até 2012, dois anos depois, na Faculdade Católica de Pouso Alegre (MG), se bacharelou na ciência que ocupa de Deus, de seus atributos e de suas relações entre o universo e o homem. Em 2015 se tornou professor especialista na área de teologia.

Em 2016 o aspirante à vida religiosa  optou por seguir as regras e constituições da Congregação Rogacionista, fundada por Santo Aníbal Di Francia, que nasceu em Messina, na Itália. Depois de três anos se consagrou pelos primeiros votos ao serviço de Deus e da igreja, na capital do país, Brasília (DF), e renovados anualmente. Nesse período de renovação residiu por dois anos na metrópole São Paulo e, ao longo de todo o ano de 2021, foi acolhido no Educandário de Passos. Em 15 de janeiro deste ano, no santuário Santo Aníbal, realizou os votos perpétuos.

Os outros três passenses que professaram o ofício eclesiástico do diaconato como rogacionistas são: Mário Alves Bandeira, Gilson Luiz Maia e Adriano Mateus Teodózio, atual diretor administrativo do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos.

Fátima

Devoto à santa padroeira de Portugal, Silas foi na adolescência, secretário paroquial e coordenador litúrgico da paróquia Nossa Senhora de Fátima localizada no bairro Coimbras, em Passos, quando o pároco era o padre Eduardo Pádua de Carvalho, hoje exercendo a profissão no vizinho município de Bom Jesus da Penha (MG). “Depois dos votos perpétuos no primeiro mês deste ano, tive um determinado tempo para me decidir sobre a data da celebração do diaconato, e veio a feliz oportunidade de optar exatamente pelo dia 13 de maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima. É também uma outra benção de Deus”, acrescentou.

Os pais do religioso são Carmem Maria de Oliveira, Antônio Francisco de Oliveira, e completam a família, mais três irmãos, sendo ele o caçula.