Destaques Geral

Passense se destaca em concurso internacional de fotografia

Por Laura Abreu / Especial

22 de julho de 2020

Foto: Thiago Cruz

PASSOS- Passos marcou presença no concurso internacional de fotografia WPE Awards. O fotógrafo passense Thiago da Silva Cruz participou do evento no primeiro semestre e se destacou, pois teve sua foto classificada em 8º lugar na categoria de fotojornalismo de casamento. A premiação reúne milhares de fotógrafos do mundo todo, e o resultado deste primeiro semestre foi publicado na semana passada.

Dentre os 270 brasileiros que participaram em mais de 23 categorias, o fotógrafo ficou em 32º lugar. Cruz conquistou o selo prata do concurso, que é aquele para fotos classificadas com mais de 85 pontos. Sua foto está entre as primeiras colocações de 64 fotografias que também receberam a mesma premiação na categoria em que concorreu. Na classificação geral dos premiados do selo prata, ele ocupa a 937ª posição de 5.399 participantes.

O fotógrafo, que começou a atuar na área em 2018, comentou que esta é a primeira vez que participa de um concurso e que, por meio de um e-mail, ficou sabendo do WPE e decidiu participar.

Um dia recebi um e-mail fazendo a propaganda e pensei que já estava querendo mandar uma foto minha para algum concurso, então decidi mandar. Até então não conhecia direito o que era o concurso da WPE, na hora que eu fui pesquisar vi que era grande e pesado, mas fui cara de pau e mandei mesmo assim. É uma emoção muito grande você ver o resultado do seu trabalho entre os primeiros no mundo todo, às vezes pensa que não consegue e não é palpável. Na hora que eu vi fiquei muito emocionado, tem um significado muito grande. Disputei com fotógrafos do mundo todo, é um concurso muito pesado e intenso, ver uma foto minha entre os primeiros é sensacional. Eu estou assimilando isso ainda”, declarou.

Tirada em 2018 na Igreja Nossa Senhora Aparecida, a foto premiada é uma das preferidas de Cruz, que disse que foi “presenteado com ela”.

Fui ao fundo da igreja para fazer uma foto panorâmica e no momento que eu fiz o primeiro clique dos noivos, eu vi que os três cachorros olharam para mim, então rapidamente eu já olhei para eles, fiz o foco rápido e tirei a foto. Fiz o primeiro clique e no segundo já não tinha mais a foto, foi em fração de segundos”.

Os fotógrafos interessado podem enviar quantas fotos quiserem para o concurso, visto que a participação é paga. Como Cruz foi bem classificado na categoria em que concorreu, ele ganhou um bônus para enviar uma foto para o concurso do segundo semestre da WPE, que se estende até o final do ano. Agora, ele concorre na categoria de gastronomia.

 

A foto, tirada em 2018 na Igreja Nossa Senhora Aparecida, concorreu na categoria de fotojornalismo de casamento