Destaques Esporte

Passense inicia treinos para a Segunda Divisão

Por Ézio Santos / Especial

9 de setembro de 2020

Com 28 atletas, elenco alviverde se prepara para disputar a competição estadual após 12 anos. / Foto: Divulgação

PASSOS – Fora das competições profissionais desde 2008, o Passense, confirmado para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro deste ano, iniciou os trabalhos de pré-temporada no último sábado, 5, no Campo do Horto. A rodada de abertura está programada para 21 de novembro. Já a final, que irá apontar, além do campeão, os dois clubes garantidos no Módulo II de 2021, considerada a divisão de acesso à elite do futebol estadual, será disputada em 31 de janeiro.

A 73 dias da estreia no torneio, as principais preocupações da diretoria são definir o grupo de jogadores a ser registrado na Federação Mineira de Futebol (FMF) e deixar o estádio municipal Geraldo Starling Soares em condições para a disputa. A vistoria está programada para a primeira semana de outubro.

Quanto às atividades dentro de campo, o técnico Flávio Queiroz revelou ontem, 8, que os 16 atletas que estão à sua disposição passarão, em primeiro lugar, por avaliação médica, depois pelo aprimoramento físico, e, por último, iniciarão os treinos táticos.

A base já está pronta e todos [os jogadores] estão alojados em um hotel da cidade. Falta ainda completar o grupo com os reforços que virão nos próximos dias”, afirmou o comandante da equipe

Queiroz conta que 70% dos atletas vieram por sua indicação, e os outros são de empresários parceiros da diretoria do clube.

“Nós temos um bom tempo para nos prepararmos. Isso é ótimo, dá para elaborar um planejamento e executá-lo sem pressa até a véspera da estreia. Facilita o meu trabalho, dos jogadores e diretoria”, declarou.

Por enquanto, o treinador forma a comissão técnica do Passense com o preparador de goleiros Fabiano e o massagista Daniel. A diretoria deve anunciar até o fim desta semana o nome do preparador físico. Os treinamentos com bola, conforme adianta Queiroz, serão realizados no campo do Horto Florestal e no estádio Abrahão Caram, ambos localizados em Passos. Além disso, também serão utilizados os dois estádios municipais de Fortaleza de Minas. O treinador explica que esses locais servirão para a realização dos treinos até que os problemas no gramado do Starling Soares estejam solucionados, o que, de acordo com ele, deve ocorrer no fim de outubro ou início de novembro.

Avaliação

Entre os dias 1º e 5 deste mês, no campo do Horto Florestal, mais de 120 atletas de 17 a 26 anos passaram pela seletiva do Passense – o treinador, no entanto, considerou o nível bastante baixo.

Pelo futebol apresentado durante os testes com bola, nenhum serve para disputar a Segundona. Não há tempo para serem lapidados. Selecionei apenas três garotos de Passos e farão parte, em breve, do time sub-20”, explicou Queiroz.

Comandada pelo técnico Flávio Queiroz, a primeira atividade da equipe alviverde contou com 28 atletas. O elenco do Verdão, no entanto, não está fechado para a competição, já que a comissão técnica do clube ainda faz o trabalho de avaliação de alguns jogadores.

Fiquei contente com os primeiros treinamentos. Alguns atletas estão há muito tempo sem atuar por causa da pandemia, mas mostraram estar bem fisicamente e com muita vontade de trabalhar. Temos 90% do plantel fechado e pouco tempo até o início do campeonato, por isso, estamos avaliando mais alguns jogadores para poder definir o elenco o mais rápido possível, e assim, começar a montar o time para a estreia”, comenta o treinador.