Destaques Política

Parlamento Jovem de Carmo do Rio Claro participa de plenária regional

16 de outubro de 2021

O encontro ocorreu na cidade de Poços de Caldas com representantes de onze cidades./ Foto: Divulgação.

C. R. CLARO – A Câmara de Carmo do Rio Claro participou de mais um evento regional do Parlamento Jovem (PJ) de Minas. Dessa vez, o encontro ocorreu na cidade de Poços de Caldas, no dia 8 de outubro. Onze cidades pertencentes ao polo Sudoeste enviaram representantes para a plenária regional que elegeu as propostas do polo que serão discutidas e votadas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no dia 19 de novembro.

Cada município enviou seis propostas que compuseram o documento-base. No período da manhã, os integrantes do Parlamento Jovem foram divididos em três grupos de trabalho e cada um deles foi responsável por analisar as proposições de um subtema. Eles fizeram alterações nos textos, aglutinações de propostas parecidas e suprimiram aquelas que julgaram necessárias até chegar ao número preciso para ser votado na plenária que ocorreu às 14 h. Durante a sessão, eles priorizaram as propostas que serão encaminhadas à Plenária Estadual.

De Carmo do Rio Claro, participaram os estudantes Thiago Vinuto Mendonça e Karol Rodrigues Montrazi. O presidente da Câmara Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), a coordenadora do projeto Luana Terra Santos e a assessora Janaína Marina de Oliveira Mezêncio acompanharam os alunos no evento.

Uma das propostas enviadas pelo Parlamento Jovem carmelitano sofreu aglutinação e segue para a Plenária Estadual. Ela trata do incentivo ao reaproveitamento de água da chuva por meio da implantação de sistema de captação de água resultando em desconto no IPTU. Por causa da pandemia da covid-19, apenas três integrantes do PJ poderão participar da etapa estadual, em Belo Horizonte. Eles foram escolhidos pelos presentes no final da plenária regional.