Cidadania Destaques

Paraíso terá programa para castrar 4 mil animais

17 de abril de 2021

Lançamento oficial do programa foi realizado na tarde de ontem. / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso fechou um acordo com a ONG Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais para o maior programa de castração do Brasil, que será realizado no município em maio. O trabalho, que conta com apoio do deputado estadual Noraldino Júnior, atenderá cerca quatro mil animais e terá custo zero para a população paraisense. O lançamento oficial desse programa foi realizado na tarde dessa sexta-feira, 16, no Teatro Municipal Sebastião Furlan.

Segundo informações da administração, o maior programa de castração do país será organizado no Estádio Municipal Irmãos Capatti (Campão), ao lado da Arena Olímpica João Mambrini. Serão três equipes dispostas em três castramóveis. Ao todo, os trabalhos de castração envolverão 21 profissionais especializados, além de equipe da prefeitura, que ajudará no processo. O custo será zero para a população e a medicação, de baixo custo, para o pós-operatório será a Amoxicilina (250 ou 500 mg), Dipirona gotas e Rifamicina spray.

A prefeitura investirá nesse evento R$60 mil, com recursos próprios, além de R$290 mil de emenda parlamentar destinada para o programa de castração pelo deputado Noraldino Júnior. De acordo com os coordenadores das equipes dos castramóveis, Frederico Fagundes e Simone Krass, a ONG foi fundada em 2002 e já castrou, desde 2016, mais de 70 mil animais contribuindo, assim, para a redução da população de animais abandonados.

Simone afirma que a meta é castrar quatro mil animais e a logística será realizada com base em cadastro a ser realizado. Esse cadastro destinará o cidadão ao castramóvel específico, de modo a evitar aglomeração, tendo em vista o momento de pandemia. “É como se fosse uma linha de produção, os animais são pesados, passados por uma triagem e depois castrados”, disse.

Ainda de acordo com a administração, este programa de castração, pioneiro no país, é uma iniciativa da Prefeitura de Paraíso que, preocupada com a situação dos animais do município, busca medidas para realizar o controle populacional de cães e gatos. Conforme o prefeito Marcelo Morais, o evento vem sendo estudado pela administração desde o início de seu mandato. A ideia é que seja realizado no mês de maio, integrando o calendário de eventos para a comemoração dos 200 anos de São Sebastião do Paraíso.

Segundo o prefeito, algumas informações pontuais serão divulgadas conforme a equipe técnica, responsável por organizar o evento, for dando fluxo a toda operacionalização da castração.

Será um evento gigantesco e vamos divulgar amplamente para que todos tenham acesso às informações e não sejam pegos de surpresa. O cadastro será realizado nos moldes como fizemos para vacinação contra a covid-19”, disse.

Para ele, é uma satisfação poder realizar a ação. “Minha esposa, Vânia Rosa, também é uma defensora da causa animal e participou efetivamente de todo este processo. Queremos que as pessoas mais humildes tenham condições de levar seu animalzinho para castrar. Esperamos, também, contar com o apoio das ONGs de proteção animal do município, para que possamos levar esse trabalho a todos os animais possíveis do município”, disse.