Destaques Geral

Paraíso tem o quarto caso confirmado de covid-19

6 de Maio de 2020

S.S. PARAÍSO – A Secretaria de Saúde de São Sebastião do Paraíso comunicou, na tarde de segunda-feira, 4, que subiu para quatro o número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no município. Segundo a Prefeitura, o paciente teve a contaminação diagnosticada por meio de um teste rápido e não precisou ser hospitalizado.

O quarto caso do novo coronavírus em Paraíso pôde ser confirmado nas estatísticas oficiais graças ao novo protocolo adotado pelo Governo de Minas, que passa a considerar os resultados realizados por meio de testes rápidos, que são feitos em pacientes entre o sétimo e o 11º dia após o surgimento dos primeiros sintomas da doença.

De acordo com informações obtidas junto à assessoria de comunicação da Prefeitura, o paciente está isolado em sua residência, passa bem e não precisou ser internado. Outras duas pessoas infectadas com a covid-19 na cidade não apresentam mais os sintomas e já deixaram a quarentena. Também há uma morte confirmada.

O boletim divulgado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde naquela data ainda apontou que 329 casos suspeitos já foram notificados, sendo que 49 deles continuam sendo monitorados pela Secretaria de Saúde e 32 já foram descartados após realização de exames laboratoriais.

Ainda segundo os números oficiais, 245 pessoas com sintomas suspeitos já deixaram a quarentena, e quatro pacientes permanecem internados na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso. Além disso, três mortes suspeitas já foram descartadas e três casos ainda aguardam resultado de exame.

Família de jovem que morreu de pneumonia vai recorrer à Justiça

C.R. CLARO – Antonio Oliveira, pai de uma jovem que morreu em Carmo do Rio Claro e teve sua morte suspeita por covid-19, lutou pelo direito de enterrar sua filha e também de ter o teste para a doença realizado, mesmo após ela ter sido levada para o cemitério sem a realização do exame. A amostra foi então colhida e o resultado saiu no último dia 2 com resultado negativo para infecção por coronavírus.

De acordo com Oliveira, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o resultado, que ele tinha certeza que daria negativo, como deu. “Nós sabíamos que o exame daria negativo. Minha filha não teve contato com ninguém suspeito, e queriam enterrar ela perto do muro do cemitério sendo que temos o espaço apropriado. Queriam enterrá-la sem velório, igual a um animal. Não aceitei e eu estava certo. Agora, já arrumei advogado e vou processar o Estado que negou atendimento à minha filha. Estive no Hospital São Vicente de Paulo, que me mostrou que eles tentaram junto a outros hospitais maiores da região atendimento, pois ela precisava de Unidade de Terapia Intensiva. Ela morreu vítima de pneumonia e não de covid-19”, informou à
reportagem.

Câmara prorroga medidas e exige uso de máscaras

C.R. CLARO – A Mesa Diretora da Câmara decidiu prorrogar até o dia 30 de maio as medidas que vem tomando para prevenir e combater o novo coronavírus (covid-19). Assim, o revezamento de servidores continua até o final do mês e, seguindo o decreto publicado pela Prefeitura, só será permitido acesso e permanência no prédio do Legislativo com a utilização de máscara.

Deste modo, as reuniões ordinárias continuam suspensas e todos os assuntos de extrema urgência devem ser votados em sessões extraordinárias. Os servidores estão realizando trabalhos internos e apenas um profissional de cada setor cumpre o expediente, entre 12h e 17h.

O uso de máscara é obrigatório para o servidor durante todo expediente e para vereadores ou munícipes que precisarem acessar o prédio da Câmara.

A decisão de continuar com as medidas preventivas advém do crescente número de casos na região, sendo obrigação do Poder Legislativo ter cautela e reduzir os riscos de transmissão da doença no município.