Destaques Geral

Paraíso tem 78 casos confirmados de dengue

Por Ralph Diniz / Especial

19 de Maio de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

S.S. DO PARAÍSO – Dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso relatam que subiu para 78 o número de casos confirmados de dengue no município. Devido à pandemia do novo coronavírus, as ações dos agentes epidemiológicos estão restritas e os servidores podem acessar apenas as áreas periféricas dos quintais dos imóveis.

Segundo as informações repassadas à reportagem na manhã de ontem, 18, Paraíso tem 233 casos notificados da doença, sendo que 78 foram confirmados e 68 deram negativo após realização de exames. Algumas notificações aguardam o resultado sorológico, enquanto outras não poderão ser concluídas porque os pacientes não procuraram a Vigilância Epidemiológica para a realização do exame.

Conforme explicou a enfermeira Dayana Vilas Boas, para se confirmar ou descartar um caso suspeito de dengue, o paciente precisa ser submetido ao exame de sorologia após o sétimo dia do surgimento dos sintomas. Além disso, o exame é fundamental para que a Secretaria Municipal de Saúde tenha dados que possam nortear suas as ações.

Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, os números são menores se comparados aos do mesmo período nos últimos anos, porém, a pandemia do novo coronavírus tem restringido o combate ao mosquito transmissor da dengue, uma vez que os agentes epidemiológicos só podem acessar as áreas periféricas dos quintais das casas para fazer o bloqueio com veneno.

A expectativa é que o número de casos de dengue diminua nas próximas semanas, devido à queda da temperatura e ao início de estiagem. Ainda assim, o departamento pediu para que a população fique atenta a todos os locais que possam acumular água, principalmente no interior de suas residências.