Destaques Geral

Paraíso tem 42 casos de dengue confirmados

28 de abril de 2020

S.S. PARAÍSO -Enquanto a atenção da saúde pública está voltada para a pandemia do novo coronavírus, os casos de dengue não param de subir. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de São Sebastião do Paraíso, 42 casos já haviam sido confirmados até o final da última semana. Por causa da covid-19, os agentes epidemiológicos da Prefeitura não podem fazer o combate ao mosquito transmissor nas residências.

Um balanço realizado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde apontou que, até a última sexta-feira,42 pessoas haviam contraído a doença no município em 2020. Além disso, 58 casos suspeitos foram descartados após exames. Conforme informações obtidas pela reportagem, os casos confirmados foram registrados em mais de 20 bairros diferentes da cidade, além do distrito de Guardinha.

Apesar de os números serem menores do que os registrados nos últimos anos no mesmo período, a preocupação dos responsáveis pelo departamento se dá porque os agentes de endemias estão proibidos de entrar nas residências, devido ao risco de contágio do novo coronavírus. Segundo a coordenação de Vigilância em Saúde, apenas os terrenos baldios estão sendo vistoriados pelos servidores.

Diante da impossibilidade de vistoriar os quintais e espalhar o produto químico que mata as larvas do mosquito transmissor da dengue, a coordenadoria ressaltou que a população precisa se atentar aos possíveis focos do Aedes aegypti em seus imóveis para conter o aumento de casos da doença em Paraíso. Nos locais onde são registrados casos suspeitos de dengue, a Vigilância em Saúde continua realizando os bloqueios normalmente. Não há casos confirmados de zika vírus e chikungunya no município até o momento.