Destaques Esporte

Paraisense vence campeonato on-line de Clube de Xadrez

5 de janeiro de 2021

Foto: Site EBC

S.S. DO PARAÍSO – O paraisense Evandro Barbosa foi o campeão do ‘Super Blitz de Natal’, realizado pelo Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso no dia 20 de dezembro, encerrando as atividades do ano de 2020. O jogador foi um dos 147 que se inscreveram na competição que contou com disputa em 9 rodadas pelo sistema suíço de emparceiramento e ritmo de jogada de 3 minutos para cada jogador, com mais 2 segundos de acréscimo.

O paraisense Evandro Barbosa teve 100% de aproveitamento, fez 9 pontos ao longo das 9 rodadas. Barbosa também conquistou o Campeonato Brasileiro Cadete na categoria sub-16 quando tinha 14 anos. Participou do Campeonato Mundial em Antalya, na Turquia. Torna-se Mestre FIDE em 2009. Conquistou o título de Mestre Internacional em 2011. Foi campeão sul-americano sub-20. Conseguiu o título de Grande Mestre em 2016. Foi presidente do CXSSP nos anos de 2016 a 2018 e teve o objetivo de popularizar o esporte através do Projeto Xadrez nas Escolas.

Em 2º lugar ficou Igor Cadilhac, representante de Curitiba/PR, foi o único a chegar aos 7,5 pontos. Em 3º lugar e com 7 pontos, está Roberto Molina, de Montes Claros/MG. Outro participante de destaque é Roberto Molina, campeão brasileiro de xadrez em 2018. De acordo com o professor de xadrez, Dwlyan Santos, no sistema suíço, o ganhador da rodada joga contra o ganhador da outra rodada, segue até formar uma pirâmide na qual o vencedor é quem termina com mais pontos.


2021 terá novos campeonatos

O evento mostra a sua presença no âmbito nacional com uma quantidade relevante de jogadores de diversas cidades”, disse Santos. O campeonato foi organizado por Santos e também pela passense Tânia Barroso Carvalho. O suporte técnico ficou a cargo de Siderley Junior da Silva.

Sobre os próximos torneios, Santos informou que estão planejando novos campeonatos para 2021. Como um torneio por mês nesse modelo do ‘Super Blitz de Natal.’ O formato ainda está sendo estudado, se será através de provas avulsas ou por circuito, bem como questões ligadas ao ritmo de jogo e número de rodadas. O Canal de xadrez ‘Mestre Capivara’ fez a cobertura através de plataforma no YouTube.

A Associação CXSSP é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1994 e atende alunos de Paraíso e região, sem nenhum custo aos enxadristas. Tem uma parceria com a prefeitura Municipal que fornece uma sala na Arena Olímpica do Município, disponibiliza água, luz e internet. O salário do professor coordenador Dwlyan Santos e as suas atividades de treinamento presencial e online de segunda a sexta-feira são mantidos através de doações. Aos fins de semana realizam-se campeonatos. Os interessados podem obter mais informações sobre as próximas competições na página www.cxssp.com.br.