Destaques Geral

Pandemia afeta mercado de advocacia

24 de março de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – A pandemia tem gerado impactos financeiros devastadores em várias áreas. São vários os profissionais afetados, dentre eles os operadores do Direito, os advogados, que estão sentindo o peso do efeito do isolamento.

Nestes últimos meses a situação tem sido agravada, em especial na semana compreendida entre 15 e 20 de março, quando vários tribunais superiores e inferiores foram publicando atos, ora suspendendo expediente, ora restringindo o acesso, ora suspendendo prazos, cada qual de um modo e a seu tempo, gerando enorme insegurança aos advogados e, por tabela, aos jurisdicionados.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Passos, tem atualmente 998 advogados inscritos e, para a presidente do órgão, a advogada Maria Lucia Abreu a advocacia está enfrentando uma situação delicada e desafiadora já que por conta das medidas de enfrentamento da covid-19, houve necessidade de uma transformação na profissão, uma vez que a utilização de novos meios tecnológicos, a gestão de home office, o contato remoto, passaram a fazer parte do exercício da advocacia.

Na OAB de Passos os advogados têm se dedicado a mitigar os prejuízos, procurando manter a advocacia atualizada, com a divulgação rotineira de notícias, novos provimentos e portarias, sempre através dos canais de comunicação”, disse.

A OAB também realizou várias palestras por meio de lives voltadas ao auxílio e capacitação jurídica e tecnológica. E, a subseção de Passos, assim como a OAB como um todo, tem a Caixa de Assistência que está auxiliando os advogados que estão com dificuldades financeiras”, salientou.

Ainda conforme a presidente, vários advogados estão reclamando da falta de serviços.

Mas, a dificuldade maior é esta insegurança processual com a suspensão dos prazos, cancelamentos de audiências e aí ficamos com total sensação de impotência perante nossos clientes”, salientou.