Destaques Dia a Dia

Pai, na visão de um filho

POR LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO

17 de agosto de 2020

O poeta e compositor de várias melodias, Ednaldo César, de Passa Quatro, MG, foi “provocado” pelos irmãos para cantar uma música em homenagem ao próprio pai que faria aniversário. Não conseguia achar uma música que lhe agradasse, que lhe tocasse fundo. Pensou em fazer uma, mas a inspiração também não ajudava. O dia se aproximava. Haveria uma missa pela vida do pai e os seus irmãos contavam com a homenagem.

Uns dois dias antes da celebração, de madrugada, ele acordou com a letra na cabeça. Levantou-se, foi para o computador, digitou a letra e logo em seguida surgiu a melodia, a música estava pronta, fresquinha e pôde ser apresentada em primeira audição. Isso já foi há alguns anos. Vamos desfrutar da bela letra que ele fez. Não mexi em uma vírgula sequer. O que vale é a deia.

Pai quando ouço alguém dizer que eu me pareço com você sinto orgulho até demais – Quando alguém tem um pai exemplar, a aparência física pode ser motivo de orgulho, mas, mais ainda a aparência no jeito, nos modos, no comportamento, no exemplo, e principalmente no caráter.

Pai seu exemplo é minha estrada sua história, as pegadas transformadas em sinais – Daí, se conclui que o exemplo de uma vida séria e honesta que o pai oferece ao filho é a maior herança que ele pode herdar. Pai quando o mundo desafia me mostra que a família é o meu porto é o meu cais – Quando um filho, na encruzilhada da vida, sente os desafios que surgem a sua frente, é a figura do pai que aparece para estender a mão e dizer que o filho tem família, é nela que deve se apegar, é ela que lhe oferece um porto seguro.

É amor que só aumenta por tudo que representa você é o meu herói a Deus à minha oração somos alma e coração que só o amor constrói – A grandeza e a firmeza que o amor de pai oferece o transforma no herói do filho. É a mão firme do amor se entrelaçando com a mão do filho numa só alma, num só coração, o filho é o espelho do pai.

É hora, então, de dizer a Deus o quanto Ele precisa dar Sua proteção a todos, dizer o quanto o filho ama o pai e o pai também ama o filho. É preciso rezar, sempre, agradecendo tanta graça. Pai mesmo que eu não lhe diga é o rochedo a minha viga a base que me põe de pé – É preciso dizer, mas, mesmo que não se possa dizer, pela forte emoção que fecha a garganta, deve-se deixar implícito, seja pela expressão facial, dos lábios, dos olhos, que o pai é a base, é a pedra angular, o esteio da família, juntamente com a mãe. São eles os pilares da família, eles mantêm os filhos em harmonia familiar.

Pai sempre foi meu grande amigo desviou-me dos perigos com a força de sua fé – Quando a vida oferece perigos e o filho ainda inocente ou inexperiente não sabe como enfrentar, é o conselho, a presença, a palavra sábia do pai que lhe abre os olhos e lhe indica e ensina como seguir os caminhos. É sempre o amor do pai a salvar o filho nos momentos cruciantes.

Pai todo dia agradeço melhor pai eu não mereço sou feliz pelo que és – Por ter um pai exemplar, amigo, dedicado e responsável com os filhos, com a família, é hora de agradecer a Deus e o filho dizer: – Senhor, eu não mereço, mas, agradeço pela Sua bondade, sou feliz pelo pai que eu tenho.

Pai companheiro de jornada tantos palcos e estradas o meu anjo protetor – A vida é uma caminhada constante, com bons e maus momentos. Mas, é preciso viver! É a figura paterna, servindo de exemplo, dando força, mesmo que não tão presente fisicamente, mas, incentivando o caminhar, pelos palcos da vida e por vias mesmo que tortuosas. A maior força do pai é o exemplo, pois ele se oferece como o anjo protetor do filho.

Pai, sempre o melhor conselho com carinho e muito zelo incentivo e muito amor – Não deveria existir melhor conselheiro que o próprio pai. É o pai amoroso, cuidadoso, preocupado com a família, com os filhos, o que conhece e sabe o que todos precisam, não só de valores materiais, mas, espirituais, psicológicos, emocionais. E tudo ele oferece com muito amor e carinho.

Pai, hoje a saudade aperta falta-me a palavra certa por você me fiz cantor – E o poeta e músico termina dizendo ao pai que a saudade se faz presente, mesmo com ele por perto. Não acha a palavra correta que desejaria expressar no final da música, mas, foi inspirado por Deus e no amor que tem pelo pai… que se fez cantor.

LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO professor de oratória e de técnica vocal para fala e canto em Carmo do Rio Claro/MG – Ex-professor do ensino técnico comercial – formado no curso Normal Superior pela Unipac.