Débora Meira
23 de junho de 2022
As reclamações podem ser feitas pelo site ou pessoalmente na sede da prefeitura./ Foto: Reprodução.
JACUÍ – A Ouvidoria Municipal de Jacuí recebeu cerca de 100 ligações desde que foi criada, em março de 2021. Segundo informações da prefeitura, o objetivo do órgão é ouvir a população, receber reclamações, tirar dúvidas e oferecer aos cidadãos acesso a secretários e ao chefe do Executivo.
De acordo com a assessora técnica Beatriz Alves, a população pode ter um contato mais eficiente com os governantes da cidade por meio da ouvidoria, que recebe reclamações, por exemplo sobre árvores que atrapalham o trânsito, lixo acumulado, ruas esburacadas e sobre os assuntos divulgados pela prefeitura, como reformas e programações.
“O órgão surgiu como um meio de contato mais fácil e atualizado com a modernidade. Hoje a população consegue contato de sua própria casa, sem necessidade de parar suas atividades diárias e sem espera para serem ouvidos, proporcionando um retorno mais rápido e eficaz”, disse a assessora.
“A expectativa é que a população seja cada dia mais ativa na comunidade, interagindo e participando das atividades desenvolvidas pelo setor público em busca de melhorias para o município. É muito importante ouvir o que a população sugere e necessita para que os serviços públicos seja cada vez mais eficazes”, disse Beatriz.
O cidadão que quiser fazer reclamações, sugestões ou outras manifestações à ouvidoria pode entrar no site da prefeitura ou ir pessoalmente na sede administrativa, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30.
Segundo a prefeitura, a Ouvidoria é mais um canal de comunicação entre a população e a administração pública pelo qual os cidadãos poderão se manifestar através de reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios, com menos burocracia e sem intermediários.
“É um instrumento fundamental para garantir a participação social e a transparência, desempenhando o papel de mediador entre as secretarias municipais e o cidadão”, informa a administração.
Além do espaço que já estava disponível na seção ‘ouvidoria’ do site da prefeitura, a administração também disponibiliza um telefone exclusivo para ouvir o cidadão. O número para contato é o (35) 99749-8032 (disponível para ligações e WhatsApp).
Ao ligar ou mandar mensagem para a ouvidoria, o cidadão poderá solicitar o sigilo de suas informações pessoais, caso entenda necessário. Desta forma, a prefeitura pode agir para preservar denunciantes e reclamantes, informa a administração.