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Ouvidoria de Jacuí recebe cerca de 100 ligações em um ano

Débora Meira

23 de junho de 2022

As reclamações podem ser feitas pelo site ou pessoalmente na sede da prefeitura./ Foto: Reprodução.

JACUÍ – A Ouvidoria Municipal de Jacuí recebeu cerca de 100 ligações desde que foi criada, em março de 2021. Segundo informações da prefeitura, o objetivo do órgão é ouvir a população, receber reclamações, tirar dúvidas e oferecer aos cidadãos acesso a secretários e ao chefe do Executivo.

De acordo com a assessora técnica Beatriz Alves, a população pode ter um contato mais eficiente com os governantes da cidade por meio da ouvidoria, que recebe reclamações, por exemplo sobre árvores que atrapalham o trânsito, lixo acumulado, ruas esburacadas e sobre os assuntos divulgados pela prefeitura, como reformas e programações.

“O órgão surgiu como um meio de contato mais fácil e atualizado com a modernidade. Hoje a população consegue contato de sua própria casa, sem necessidade de parar suas atividades diárias e sem espera para serem ouvidos, proporcionando um retorno mais rápido e eficaz”, disse a assessora.

“A expectativa é que a população seja cada dia mais ativa na comunidade, interagindo e participando das atividades desenvolvidas pelo setor público em busca de melhorias para o município. É muito importante ouvir o que a população sugere e necessita para que os serviços públicos seja cada vez mais eficazes”, disse Beatriz.

O cidadão que quiser fazer reclamações, sugestões ou outras manifestações à ouvidoria pode entrar no site da prefeitura ou ir pessoalmente na sede administrativa, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Segundo a prefeitura, a Ouvidoria é mais um canal de comunicação entre a população e a administração pública pelo qual os cidadãos poderão se manifestar através de reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios, com menos burocracia e sem intermediários.

“É um instrumento fundamental para garantir a participação social e a transparência, desempenhando o papel de mediador entre as secretarias municipais e o cidadão”, informa a administração.

Além do espaço que já estava disponível na seção ‘ouvidoria’ do site da prefeitura, a administração também disponibiliza um telefone exclusivo para ouvir o cidadão. O número para contato é o (35) 99749-8032 (disponível para ligações e WhatsApp).

Ao ligar ou mandar mensagem para a ouvidoria, o cidadão poderá solicitar o sigilo de suas informações pessoais, caso entenda necessário. Desta forma, a prefeitura pode agir para preservar denunciantes e reclamantes, informa a administração.