Destaques Música

Os 80 anos de John Lennon

9 de outubro de 2020

Lançamentos com canções e objetos comemoram o aniversário do ‘beatle’ assassinado em 1980. / Foto: Divulgação

Uma supercaixa com a reedição de 36 músicas de sua carreira solo, um livro de 124 páginas apresentado por Yoko Ono, livretos explicativos para CDs, LPs e Blu-Ray que compõem o pacote, uma carta de 1969 à rainha Elizabeth II, fotos e pôster marcarão o lançamento do projeto Gimme Some Truth no aniversário de 80 anos de John Lennon, nesta sexta-feira, dia 9 de outubro. Nessa mesma data, Paul McCartney vai participar do primeiro episódio de uma série de programas produzidos pela BBC Radio 2, com depoimentos, entrevistas e conversas com Sean Ono Lennon e Julian Lennon (filhos de John), com a participação de Elton John. No primeiro programa Paul tocará uma composição sua com John, ainda inédita, de nome Just Fun.

Assassinado em 8 de dezembro de 1980, em Nova York, John Lennon terá vida e obra celebradas de maneira grandiosa, graças a um projeto ambicioso desenvolvido pela esposa Yoko Ono e pelo filho Sean Ono Lennon, em parceria com a EMI/Ume, intitulado Gimme Some Truth, The Ultimate Mixes. Segundo os técnicos que participaram do trabalho, trata-se de “uma definitiva experiência de audição”. Coordenada pelo engenheiro Paul Hicks, responsável pelo projeto Imagine – The Ultimate Collection, de 2018, a equipe que reúne vários ganhadores do prêmio Grammy fez uma radical atualização sonora de cada faixa.

As novas mixagens partiram do zero, com a transferência das faixas originais, que foram limpas de quaisquer ruídos. A preparação meticulosa exigiu semanas de trabalho, com a utilização de equipamentos e efeitos analógicos no Henson Recording Studios, em Los Angeles, masterizados (também em equipamento analógico) no Abbey Road Studios, em Londres. A partir desta sexta, 9, o projeto Gimme Some Truth estará disponível em vários formatos. Um deles, o mais completo, será o Box Set Deluxe Edition, com dois CDs e um disco de áudio Blu-Ray, além de livro, folhetos, fotos e pôster, entre outros itens.

Nesse pacote, estarão as mixagens em estéreo HD, com qualidade de estúdio, som surround 5.1 e Dolby Atmos. O trabalho será igualmente lançado em outros formatos: um CD com 19 faixas; dois LPs; dois CDs e quatro LPs com 36 faixas, além de várias versões digitais para download e streaming. Assinado por Yoko Ono, o livro tem como inspiração a frase “a verdade é o que criamos”, atribuída a John. A publicação integra a versão Deluxe Edition de Gimme Some Truth. Ao longo de 124 páginas, Yoko se detém na história de cada uma das 36 músicas do pacote, com base em arquivos de entrevistas, fotografias e depoimentos de músicos e técnicos que trabalharam com Lennon, além de suas próprias lembranças.

As surpresas não param por aí. Ainda na versão Deluxe, o projeto Gimme Some Truth trará também dois cartões-postais, um deles com a réplica da carta que John Lennon enviou, em 1969, à rainha Elizabeth II, renunciando ao título de Membro da Ordem do Império Britânico, em “protesto contra o envolvimento da Grã-Bretanha no caso Nigéria-Biafra e contra o apoio aos EUA no Vietnã”.