Destaques Entrevista de Domingo

‘O grande desafio é resistir e perseverar no caminho do bem’

Por Adriana Dias / Da Redação

9 de novembro de 2020

Foto: Divulgação

O produtor rural e ex-prefeito por dois mandatos de São João Batista do Glória, Ivanir Rodrigues Ferreira, é casado com Maria Izaltina Martins Ferreira, pai de três filhos, Tarcísio, Ivanise e Mariângela. Tem dois genros e uma nora, oito netos e uma bisneta.


Folha da Manhã – O senhor foi responsável por conseguir diversos equipamentos e recursos para o município, dentre eles que São João Batista do Glória recebesse o repasse do ICMS de Furnas Centrais Elétricas. Considera este o seu maior feito como administrador público?

Ivanir – Em termos econômicos sim, foi uma grande conquista o ICMS de Furnas, que fez a nossa cidade ser referência em arrecadação, mas minha maior conquista foi a educação, onde consegui com uma equipe eficiente colocar nossa cidade em primeiro lugar no estado e 15º no país, segundo avaliações externas. Isso me enche de orgulho até hoje, pois, de acordo com visita do secretário de Estado de Educação à época, nosso município era o mais estruturado em rede física deste setor.

FM – O senhor é tido como um dos mais importantes prefeitos que o jovem município do Glória teve. Após sair dos quadros políticos, quais foram e são as suas ocupações?

Ivanir – Não me considero como tal, mas fico lisonjeado com essa afirmação. Deixando a vida pública, me dediquei a ajudar filhos e genros a se consolidarem no ramo do agronegócio. Graças a Deus, genros e filhos obtivemos sucesso.

FM – Os jovens políticos têm no senhor um ‘oráculo’ a quem podem recorrer. Isso o envaidece ou o senhor entende que é algo natural, uma vez que tem veia política muito forte?

Ivanir – Pra mim isso é novidade, mas como já disse, fico envaidecido. Não me vejo assim, mas tenho um prazer enorme em conversar com todos aqueles que a mim vêm falando sobre o assunto.

FM – Como o senhor analisa o atual quadro político regional para as eleições do próximo domingo, 15 de novembro?

Ivanir – Não tenho acompanhado muito a região, mas no nosso município não só acompanho como participo. Desejo muito que nossa gente reconheça que o momento é delicado, pois temos bons candidatos, mas é preciso analisar com maturidade e seriedade quem realmente é capaz de administrar bem o município.

FM – Quais os grandes desafios dos postulantes aos cargos de prefeito e vereadores na atualidade?

Ivanir – Penso que o simples fato de ser honesto, dedicado e consciente de suas obrigações já faz dos legisladores e executivos terem sucesso na administração pública. O grande desafio é resistir e perseverar no caminho do bem.

FM – O senhor acha importante que os eleitores saibam quem são os candidatos a vice-prefeito?

Ivanir – Claro, o vice-prefeito é muito importante, pois pode se tornar prefeito a qualquer momento, a exemplo de Delfinópolis.

FM – Pelo fato de o senhor ser de uma região onde está boa parte da busca por atividades turísticas, inclusive os últimos dias três grandes eventos aconteceram nas imediações do Glória (Ultra Brou Cannondale Serra da Canastra – de bicicleta; o Amazing Runs Canastra 2020 – corrida; e o maior deles, o Rally dos Sertões), o Glória deve investir cada vez mais no turismo? Os candidatos têm explorado isso em suas campanhas?

Ivanir – Sim, tenho observado no candidato que acompanho mais de perto essa preocupação. Penso que esse é o caminho que vai libertar os municípios das amarras de maus gestores estaduais e federais, pois, presenciamos recentemente o abuso do governo de estado anterior retendo receitas, que teriam que ser repassadas diretamente aos municípios, colocando os prefeitos em situação difícil. Se os nossos gestores municipais tiverem a sensibilidade de que investir, além de estar contribuindo para a instalação de uma indústria limpa, estará também conseguindo independência financeira. Turismo é a vocação do nosso município.

FM – A tão sonhada BR-146, que vai ligar Passos e São João Batista do Glória ao Triângulo Mineiro, é vista pelo senhor como positiva? Esta deve ser uma luta do próximo prefeito do Glória?

Ivanir – Muito, mas esta luta já está em boas mãos, como exemplo, temos o deputado estadual Cássio Soares, juntamente com outras lideranças pleiteando essa demanda que uma vez conquistada transformará a nossa região para melhor.

FM – Deixo o espaço aberto para questões que considerar importantes neste momento eleitoral.

Ivanir – Agradeço a oportunidade de poder, mesmo que muito brevemente, colocar neste jornal tão reconhecido regionalmente, minhas opiniões. Desejo que os municípios elejam governantes com perfis mencionados acima. Que Deus abençoe e conduza nosso povo com sabedoria, e que as eleições deste ano ocorram sob Sua proteção.