Destaques Música

‘O Charme do Violão Mineiro’ traz Fernando Araújo

25 de Maio de 2021

Araújo é bacharel e Doutor em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). / Foto: Divulgação

O convidado para a terceira entrevista do ciclo ‘O Charme do Violão Mineiro’ que será realizado no dia 25 é o violonista, professor e pesquisador Fernando Araújo – mineiro de Belo Horizonte. Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota, ele teve início no dia 11 de maio, e ocorrerá sempre às terças-feiras, às 20h30, nos canais do YouTube e Facebook do violonista e pelo Portal Clicfolha, além de poder ser visto pelo link http://bit.ly/fernando-araujo.

Araújo é bacharel e Doutor em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é Mestre em Música pela Manhattan School Of Music, de Nova York. Ele obteve, dentre outros, o Prêmio Turíbio Santos no “II Concurso Internacional Villa-Lobos” e o 1oº Lugar e Prêmio de Melhor Intérprete de Villa-Lobos no “II Concurso Nacional Villa-Lobos”. Foi vencedor, com o soprano Mônica Pedrosa, do “XX Artists International Auditions”, em Nova York.

Lançado pelo selo Karmim, o CD “Universal”, no qual Fernando Araújo interpreta obras de Villa-Lobos, Piazzolla e Garoto, foi muito bem recebido pela crítica especializada. Gravou com a cantora Mônica Pedrosa o CD “Canções da Terra, Canções do Mar”, no qual o duo interpreta canções de compositores eruditos brasileiros, tanto originais quanto arranjos do próprio violonista. Um livro com o mesmo título, contendo as partituras desse CD, foi lançado pela Editora UFMG.

Fernando é um dos músicos destacados no documentário “Violões de Minas”, escrito e dirigido por Geraldo Vianna. Seu último trabalho fonográfico é o álbum “Francisco Mignone: Manuscritos de Buenos Aires e canções para voz e violão”, lançado recentemente pelo Selo Sesc, em que conta com a parceria do violonista Celso Faria nos duos de violão que constituem os Manuscritos e, mais uma vez, de Mônica Pedrosa nas canções.

Fernando Araújo é Professor Adjunto da Escola de Música da UFMG. Buscando fomentar e divulgar o violão em sua riqueza de possibilidades, vem se dedicando também à criação e coordenação de eventos, tendo dirigido as duas edições do Concurso de Violão José Lucena Vaz, realizados em Belo Horizonte. Desde 2005 coordena, juntamente com os violonistas Juarez Moreira e Aliéksey Vianna, o Festival Internacional de Violão de Belo Horizonte, evento que, já na sua nona edição, é reconhecido como um dos maiores e mais importantes do gênero no Brasil.