Destaques Geral

‘O Charme do Violão Mineiro’ apresenta Silvio Carlos nesta terça-feira

26 de julho de 2021

Silvio Carlos é violonista, arranjador e compositor que realiza pesquisas sobre a música instrumental brasileira, com ênfase no choro

O convidado para a décima segunda entrevista do ciclo ‘O Charme do Violão Mineiro’ desta terça-feira, 27, é o violonista, arranjador e compositor Silvio Carlos, mineiro de Itabira. Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota, ele teve início no dia 11 de maio de 2021, e ocorre sempre às terças-feiras, às 20h30, no canal do YouTube do violonista nas redes sociais do Grupo Folha. Assista pelo link: https://bit.ly/silvio-carlos.

Silvio Carlos iniciou seus estudos de violão, ainda na sua cidade natal, com Pedro de Caux. Em meados da década de 1970, Silvio mudou-se para Belo Horizonte para cursar Engenharia Elétrica, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Neste período, foi aluno, concomitantemente, de Agostinho Bob e Nelson Piló.

Algum tempo depois, Silvio estudou também com José Lucena Vaz. Silvio Carlos se interessou pelo violão de sete cordas no início dos anos de 1980, época que fundou, ao lado de destacados instrumentistas da cena musical mineira, o conjunto ‘Flor de Abacate’.

Desde então, Silvio realiza pesquisas sobre a música instrumental brasileira, com ênfase no choro. Frequentemente é convidado para ministrar cursos, oficinas e palestras sobre o violão de sete cordas e suas aplicações no Choro. Silvio Carlos é responsável pela produção de uma grande quantidade de CDs, além de assinar a direção musical de vários espetáculos. Silvio já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como Ademilde Fonseca, Joel Nascimento, Paulinho da Viola, Paulo Sérgio Santos, Henrique Cazes e Hamilton de Holanda, dentre outros. Silvio já se apresentou em várias cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, além de turnês na Argentina, Espanha e França. É integrante do ‘Duo Treze Cordas’, ao lado do violonista Carlos Walter, e dos grupos ‘Choro Nosso’ e ‘Choro da Mercearia’.

Silvio Carlos é associado do Clube do Choro de BH – entidade da qual já exerceu o cargo de Diretor Cultural.