Destaques Geral

Número de vagas no Sine de Passos aumenta

Ézio Santos/ Especial

20 de setembro de 2021

Foto:/ Reprodução

PASSOS – A queda nos novos casos de covid-19 e no número de mortes em decorrência da doença na região tem contribuído para a retomada do ritmo da oferta de vagas de trabalho no Sistema Nacional de Emprego (Sine) no município. De fevereiro a agosto, o número de empregadores está próximo da normalidade, em relação aos anos antes da pandemia do coronavírus.

Antes da crise epidemiológica, o órgão regional, que atende mais 13 municípios, chegou a anunciar, diariamente, mais de 40 oportunidades de trabalho em diversas funções, mas, de março de 2020 até janeiro deste ano, o número caiu para, no máximo, 20 vagas. Nos últimos setes meses, os empregadores voltaram a contratar, e consequentemente, o aquecimento nos setores produtivos e de vendas tendem a melhorar.

Os setores com maior número mensal de anúncios de contração são o comércio, seguido pela construção civil, prestação de serviços e moveleiro. De acordo com o supervisor do Sine de Passos, Silas Fanuel Faria Faustino, a retomada das atividades tem demonstrado aquecimento lento nas vendas do comércio.

“Com o consumidor indo mais às compras, apesar das crises epidemiológica e financeira que o país atravessa, muitos estabelecimentos reabriram suas portas ou tiveram que recontratar mão de obra. Com isso, notamos que as vendas estão sendo aquecidas lentamente”, comentou.

Além de vendedores, o supervisor do Sine revelou que constantemente, há ofertas de vagas para pedreiros, marceneiros e motoristas em geral.

“Obras de construção civil não pararam, mesmo com a pandemia, por isso divulgamos quase diariamente vagas até para serventes. O setor moveleiro continua crescendo e contratando profissionais cada vez mais qualificados. Na verdade, oportunidade de emprego não falta em Passos e região, talvez o que dificulta a contratação são outros fatores, como salários, quantidades de horas trabalhadas por semana, benefícios e outros”, ressaltou.

De acordo com informações do Sine, sempre há vagas para trabalho na zona rural, em funções como caseiro, retireiro, tratorista etc, mas, dificilmente, para quem trabalha no ramo de produção de vestuário. Passos já foi denominada como um dos polos confeccionistas no Sul do Estado, mas, hoje, a tendência é de crescimento na fabricação de móveis rústicos.

Para o empregador que quiser anunciar no Sine de Passos, as opções são o e-mail ([email protected]) ou pelo telefone 35-3526-5955. Para quem procura trabalho, o atendimento na agência do órgão ligado à Secretaria de Estado e Desenvolvimento (Sedese) é presencial e somente através de agendamento via internet. O site é www.mg.gov.br/agendamento, depois clicar em trabalho e emprego, procura da vaga de emprego, e opção de data e horário.

Os interessados que desejarem se dirigir ao Sine de Passos, na rua do Engenheiros, 199, bairro Belo Horizonte, devem residir em uma destas cidades: Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capitólio, Claraval, Capetinga, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Itaú de Minas, Ibiraci, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e Vargem Bonita.

Aplicativo

Segundo Fanuel, o aplicativo Sine Fácil, desenvolvido para quem utiliza o celular para procurar emprego, é uma ferramenta que facilita na hora de acompanhar as vagas disponíveis. Depois de baixar o aplicativo e preencher os dados, o interessado deve procurar o posto do Sine em qualquer cidade e se cadastrar.

“Aí é só consultar as vagas existentes quando quiser, entrar em contato com o empregador sem a necessidade de vir presencialmente no Sine. Agora em outros equipamentos de informática com acesso à internet, tem de conectar no site Emprega Brasil”, explicou.