Destaques Geral

Número de MEIs na região cresce 16,54% em um ano

Por Beatriz Silva / Redação

3 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – Nos últimos 12 meses, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu 16,54% nos 25 municípios da região. Conforme os dados do Portal do Empreendedor, atualizado semanalmente pelo Governo Federal junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram computados 22,1 mil profissionais autônomos nos primeiros cinco meses de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o total de empreendedores identificados foi de 18,9 mil, a diferença é de 3,1 mil registros.

Da mesma maneira, houve crescimento no total de MEIs entre os meses de abril e maio deste ano, porém, neste caso, a diferença foi de apenas 0,96%, o índice representa 212 inscritos a mais, passando de 21,8 mil cadastros para os atuais 22,1 mil.

De acordo com nota disponibilizada Sebrae, a crise no mercado de trabalho é uma das mais fortes razões para que a opção MEI seja vista como alternativa de formalização de pequenos negócios.

Com o aumento do número de pessoas desempregadas e a dificuldade de recolocação no mercado, nós percebemos que há um crescimento na busca pelo trabalho por conta própria, que possibilita uma maior flexibilidade e traz alguma forma de renda alternativa e que se torna a principal, na maioria das vezes”.

Ainda segundo o serviço de apoio, além da elevação do desemprego, a maior procura pelo cadastro também relaciona-se ao grande número de pessoas que buscam adquirir o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e, assim, passam a fazer emissão de notas fiscais, bem como abrem contas bancárias empresariais, onde têm acesso a linhas de crédito específicas. Outro quesito diria respeito aos benefícios previdenciários possíveis.

Ao fazer o registro, o empreendedor passa a ter direito à cobertura previdenciária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podendo se aposentar por idade, receber salário-maternidade, auxílio-doença, entre outros benefícios”.

Na região, até o fim do mês passado, o município de Passos apresentou aumento de 18,81% em comparação a 2019, período em que foram identificados 5.187 cadastros. No comparativo entre o terceiro e o quarto mês de 2020, o acréscimo foi de apenas 1,21%, passando de 6.089 autônomos para os atuais 6.163.

Em território piumhiense, neste ano, um total de 2.034 profissionais foram categorizados no sistema de Microempreendedor Individual. O número retrata mais 253 inscritos em comparação a 2019, quando 1.781 pessoas faziam parte do registro. Em relação aos dados dos dois últimos meses, a diferença é de 26 novos cadastrados, indo de 2.006 para 2.034.

Por último, em São Sebastião do Paraíso, o aumento em 12 meses foi de 16,14%. Com o resultado, são 3.648 MEIs de janeiro a maio deste ano, ante 3.141 entre os primeiros cinco meses de 2019. Já no comparativo entre abril e maio de 2020, a alta é de 0,80%, com 29 cadastros a mais.