Destaques Geral

Número de MEIs cresce 2,88% durante pandemia

Por Nathália Araújo / Redação

11 de agosto de 2020

Foto: Arquivo FM

PASSOS – Além de afetar a saúde, a pandemia do novo coronavírus tem gerado consequências negativas para a economia, já que alguns serviços ainda estão suspensos e muitos profissionais não conseguem trabalhar. Diante desse cenário, o número de microempreendedores individuais (MEIs) registrados nos municípios da região cresceu apenas 2,88% de maio a agosto, enquanto no levantamento do início do ano, o aumento foi de 16,54%. Os dados são do governo federal, que publica as informações no Portal do Empreendedor e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Passos foi a cidade com a maior número de registros (194), sendo seguida por São Sebastião do Paraíso (133). Já Monte Santo de Minas e Piumhi ficaram em terceiro lugar – em ambos os locais foram abertas 41 microempresas durante o período. Nenhum município apresentou queda, no entanto, em Doresópolis, Fortaleza de Minas e São Tomás de Aquino os números permaneceram iguais.

Em sua página virtual, o Sebrae destaca as vantagens de o empreendedor formalizar o seu negócio.

Pode se cadastrar a pessoa que trabalha por conta própria e quer se legalizar como pequeno empresário para aproveitar todas as vantagens de ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Quando você se torna um MEI, tem direito a aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão”, informa a entidade.

Uma parceria entre o Sebrae e o Portal do Empreendedor também disponibiliza diversas opções de cursos ministrados em regime remoto, para orientar acerca da gestão financeira mais adequada aos recursos de cada empresa. As aulas são gratuitas e podem ser acessadas a qualquer momento – o principal intuito do projeto é ensinar sobre a importância do marketing, do planejamento antes de solicitar um crédito e dos conceitos básicos para clientes, fornecedores e concorrentes.

Ao interessado em efetivar o cadastro como MEI, basta entrar em contato com a prefeitura da cidade em que reside ou baixar o guia de instruções no site www.portaldoempreendedor.gov.br.