Destaques Geral

Número de alunos matriculados no EJA cresce 26,5%

18 de dezembro de 2020

Em 2019 1.404 alunos se matricularam na EJA na modalidade presencial e semipresencial. / Foto: Divulgação

PASSOS – O número de pessoas matriculadas na Educação para Jovens e Adultos (EJA), em Passos, teve um aumento de 26,5% em 2020. De acordo com dados da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos, em 2019 1.404 alunos se matricularam na EJA na modalidade presencial e semipresencial. Em 2020, 1.776 alunos foram matriculados nas duas modalidades, até o momento.

No último ano, 254 alunos estavam matriculados na EJA presencial e 1.150 na EJA semipresencial. Nesse ano, 265 alunos se matricularam na EJA presencial no primeiro semestre e 198 no segundo semestre, já no EJA semipresencial 1.313 alunos se matricularam, até o momento.

Segundo a diretora educacional da SRE de Passos, Jacqueline de Camargos Silva Oliveira, as aulas estão sendo realizadas de forma remota no momento, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e o aumento de matrículas pode ser consequência disso.

As aulas estão sendo remotas, via WhatsApp e e-mail ou atividades impressas enviadas para casa do aluno, as escolas estão utilizando o meio de comunicação que melhor alcançar o aluno. Esse aumento pode ter sido pela grande divulgação do ensino remoto por conta da pandemia”, disse.

A EJA é a modalidade de ensino voltada para quem não concluiu o ensino básico na idade adequada. Em Passos, aqueles que desejam realizar o EJA tem duas opções: cursar o ensino de forma presencial ou semipresencial. A modalidade presencial é ofertado nas escolas: Escola Estadual Nossa Senhora da Penha, Escola Estadual São José e Escola Estadual Nazle Jabur. E a modalidade semipresencial é ofertada, exclusivamente, no Centro de Estadual de Educação Continuada (Cesec) Dona Emília Leal.

Ao contrário das modalidades convencionais de ensino, para EJA não há um período de matrículas específicos, as matrículas são realizadas durante todo o ano. De acordo com Jacqueline, os alunos interessados a se matricularem no EJA devem procurar o atendimento nas escolas através de telefone ou e-mail para tirar quaisquer dúvidas sobre como fazer a matrícula.