Destaques Geral

Novo radar na Rodovia MG-050 começa a multar na terça-feira

Por Ézio Santos / Especial

21 de setembro de 2020

O equipamento, que funciona desde 15 de setembro de maneira educativa, está instalado no quilômetro 561,1 da MG-050. / Foto: Divulgação

PASSOS – O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) colocará em operação na próxima terça-feira, 22, o quinto radar eletrônico em Passos. O equipamento, que funciona desde 15 de setembro de maneira educativa, está instalado no quilômetro 361,1 da MG-050, na altura do antigo Recanto Geriátrico.

De acordo com o órgão, todos os radares fixos são compostos de câmeras capazes de fotografar os veículos infratores em qualquer horário e condição climática, possuem sensores, um computador responsável pelo cálculo da velocidade e transmitem os dados até uma central que gerencia os aparelhos. O visor de velocidade não é exigido em todos os pontos, sendo utilizado apenas nos casos previstos na resolução nº 396 do Contran, de 2011. Os equipamentos que não têm o visor são denominados Controladores Eletrônicos de Velocidade. Já o que possuem o display recebem o nome de Redutores Eletrônicos de Velocidade.

Em Passos, já estão em operação, desde 2017, dois radares no perímetro urbano, sentido Belo Horizonte, e um terceiro, sentido São Sebastião do Paraíso. Além disso, desde o dia 4 de agosto de 2020, o dispositivo localizado no quilômetro 363,8 da MG-050, pouco antes da descida da serra de acesso a Itaú de Minas, já está autuando os motoristas infratores. O limite de velocidade, no local, é de 60 Km/h.

No trecho entre a cidade de Passos e a praça de pedágio instalada próximo à divisa com o município de Alpinópolis não há nenhum radar. Ao ser questionado sobre os motivos, o DER-MG informou que “mantém estudos técnicos permanentes para determinar os pontos onde há necessidade de implantação dos dispositivos”.