Destaques Folha For Teen

Novo livro de Ricardo Bastos será lançado no dia 28

pOR Nathália Araújo/Redação

26 de novembro de 2020

O autor já escreveu 24 livros, sendo 16 publicados. / Foto: Divulgação

A criança pode criar, concretizar e voar. É o que diz o escritor Ricardo Bastos Machado ao se referir ao tema do seu novo livro “O Céu das Pipas”, que será lançado no próximo sábado, dia 28, às 9h. A manhã de autógrafos ocorrerá na unidade infantil do Colégio São Francisco – COC. A obra apresenta a história de Varal, um menino muito magro, humilde e sonhador, que decide fazer uma enorme pipa dourada que o conduz pelo céu. Além disso, o material ainda conta com atividades didáticas e imagens para colorir.

De acordo com o autor, que já escreveu 24 livros (16 publicados), é membro efetivo da Academia de Letras de Cássia e há 22 anos atua como juiz responsável pela Vara da Família, Sucessões e Ausências na Comarca de Passos, a ideia de escrever sobre pipas surgiu quando observou que boa parte das crianças não mais realiza esta atividade de lazer – isso porque brincadeiras tradicionais acabaram sendo substituídas por recursos tecnológicos. Bastos ainda revela que se inspirou em momentos felizes que viveu na infância, produzindo e empinando suas pipas.

Hoje em dia, encontramos pipas prontas nas lojas, mas, antigamente, nos dedicávamos muito na etapa de produção deste brinquedo. Quando via minhas pipas voando lá no alto, a sensação que eu tinha era a de ter construído o meu próprio avião. Isso tudo é maravilhoso e acho que as pessoas deviam incentivar mais esta atividade, uma vez que é uma forma muito econômica de lazer, além de despertar inúmeras habilidades e estreitar as relações entre as crianças e a natureza. Observar o céu todo colorido pelas pipas é, sem dúvidas, uma experiência incrível”, destacou o escritor.

Entre as obras infantojuvenis escritas por Bastos, também está “Até os Guarda-chuvas são Iguais”. O autor ainda produziu outros livros voltados ao público infantil (A Minhoca sem Nome; Puppy, o Cachorrinho Bondoso), além de materiais que abordam a esfera jurídica (A Nova Lei da Guarda Compartilhada; Aspectos da Guarda, Visita e Alienação Parental), humor (Memórias Sentimentais de Ultraje e Pudor), crônicas (Alma; Tempo da Vida; Resenhas; Talismã; Mãe Para Sempre; O Melhor Lugar do Mundo), poemas (Pingo D’água; Entrevero; Lumiar), educação ambiental (O Planeta Marrom) e religião (O Deus que Não Vi; O Deserto de Cada Um; Se Deus Quiser).

Considerando que o principal objetivo de Bastos é incentivar os hábitos de leitura e escrita nas crianças, alguns exemplares de “O Céu das Pipas” serão destinados a escolas que atendem crianças carentes. Para os interessados em adquirir a obra, o autor optou por cobrar o valor simbólico de R$10. O material estará disponível para venda no evento de lançamento e, depois, na banca localizada na praça Geraldo da Silva Maia.


O autor

Ricardo Bastos Machado é natural de Belo Horizonte. Ingressou na magistratura mineira em 1998, exercendo suas funções na Comarca de Uberaba e Passos. Graduado em Direito na Unesp –Universidade Estadual Paulista. Possui mestrado em Direito Público. Foi professor na Universidade de Uberaba (Uniube), Fundação Educacional Comunitária (São Sebastião do Paraíso) e na Fadipa/Uemg (Passos). Ele é o autor da letra do Hino do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, tocado nas solenidades oficiais do Tribunal de Justiça mineiro.