Destaques Política

Novo decreto libera bares e restaurantes até 19h em Passos

Gabriella Alux/ Especial

21 de junho de 2021

bares e restaurantes poderão abrir em passos até as 19h respeitando as medidas de prevenção

PASSOS – A Prefeitura de Passos liberou o funcionamento presencial do comércio e dos serviços de segunda a sábado, das 6h às 18h, e após esse horário, por sistema de entrega. Novo decreto divulgado nesta sexta-feira estabelece que os supermercados e congêneres têm permissão para funcionar de segunda a domingo, das 6h às 22h. Bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar de segunda a domingo até as 19h. Fortaleza de Minas, São José da Barra e Monte Santo de Minas também decretaram novas medidas.

Em Passos, o novo decreto entrou em vigor neste sábado. Padarias, bares e restaurantes, poderão atender pelo sistema de delivery até 23h59. As atividades religiosas, celebrações, missas e cultos poderão acontecer, diariamente, até as 21h, com intervalo mínimo de duas horas entre os eventos. O novo decreto, apesar de permitir o funcionamento de academias, proíbe a prática de esportes coletivos e de contato, em áreas privadas ou públicas, atrativos naturais, eventos, festas e comemorações, além de música ao vivo nos estabelecimentos. O novo documento liberou o consumo e venda de bebidas e extinguiu o toque de recolher.

Para o segurança Flávio Dias Ribeiro, estender o horário de funcionamento neste momento da pandemia não foi uma boa opção e a prefeitura deveria ter mantido a lei seca, ao menos nos fins de semana.

“Muitos pegam o vírus dentro de supermercados também. Até poderia abrir normalmente, mas penso que o ideal seria vacinar esses trabalhadores de supermercados, padarias e açougue primeiro. Eles são classe de risco e estão, de alguma forma, na linha de frente em serviço essencial”, comentou Ribeiro.

Renato Magalhães Santos, proprietário de um bar na cidade, relata que as novas medidas, apesar de estender o horário de funcionamento, ainda prejudica o setor de comércio noturno.

“Nós, empresários de bares noturnos, ainda não vimos nenhuma agregação de medidas boas e com melhorias. Continuamos sendo as vítimas porque não somos responsáveis pela covid, muito menos pela proliferação. A prefeitura deveria fiscalizar as festas clandestinas, luaus e festas particulares. Os bares têm seguido todos os protocolos, realizando aferição de temperatura, distanciamento e higienização com álcool em gel”, afirma.

A Prefeitura de Fortaleza de Minas também decretou nesta sexta-feira, 18, que bares, restaurantes e outros estabelecimentos com atendimento presencial podem funcionar das 5h às 20h. Neste mesmo horário, supermercados, minimercados, mercearias, açougues, casas de frios, padarias, podem funcionar de segunda a sábado e, no domingo, apenas posto de combustível, farmácias e drogarias.

As vendas por sistema de entrega podem funcionar de segunda a domingo, das 5h às 23h. As atividades religiosas poderão ser realizadas de segunda a domingo, das 5h às 20h, com intervalo de duas horas entre os eventos. O funcionamento de dos salões de beleza, barbearia, clínicas de estética, manicure e pedicure continuam atendendo apenas mediante agendamento.

Em São José da Barra também fica permitido, até as 20h, o funcionamento de restaurantes, lanchonetes, bares, trailers ou casa de lanches e espetos, distribuidoras de bebidas, lojas de conveniência e congêneres. Após esse horário, o novo decreto apenas permite a abertura de farmácias, drogarias e serviços de saúde e veterinários de urgência e emergência, postos de combustíveis, atividades de segurança pública e privada, transporte privado individual de passageiros, serviço de entrega em domicílio e hotéis, pousadas e afins.

Novo decreto em Monte Santo de Minas determina que todos os estabelecimentos comerciais podem funcionar até as 20h, de segunda a sábado. Após esse horário, será permitida apenas a entrega por delivery. Supermercados, padarias, açougues, mercados, mercearias, bares, lanchonetes, pesqueiros, restaurantes e distribuidores de gás podem abrir aos domingos até as 14h.