Destaques Geral

Novo decreto em Piumhi abre bares e restaurantes

Por Laura Oliveira Hostalácio / Folha com Onda Oeste FM

12 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PIUMHI – Na manhã de ontem, 10, o prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo, o Deco, anunciou um novo decreto municipal que amplia a flexibilização no comércio. As principais mudanças quanto aos decretos anteriores são a abertura de bares, restaurantes, academias e clubes, além de estender o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

Durante a coletiva em que o decreto foi anunciado, Deco relatou que as flexibilizações têm tido sucesso graças à população. “Até hoje, nós não tivemos que voltar atrás em nenhum decreto que fizemos graças ao empenho da nossa população”, disse ele.

O prefeito também afirmou que, tendo a referência regional para o tratamento de covid-19 se tornado a Santa Casa de Passos, as análises de flexibilizações foram baseadas na situação da região. “Nós dependemos é da regional, não de Piumhi”, disse ele, após afirmar que menos de 50% dos leitos de UTI do hospital de referência estão ocupados.

Flexibilizações

Quanto às flexibilizações, os restaurantes, lanchonetes, bares, sorveterias e trailers poderão atender presencialmente até as 21h. Deve haver controle de entrada e serão permitidas no máximo 15 mesas de até quatro cadeiras, com distanciamento de dois metros entre elas. Os pisos e superfícies devem ser regularmente higienizados, além de fornecer cardápios descartáveis ou passíveis de higienização. Serviços de rodízio e self-service estão proibidos.

O horário de funcionamento em geral será das 6h às 18h de segunda a sexta-feira, e de 6h às 14h aos sábados. O atendimento presencial ainda é limitado a no máximo três clientes por loja, ou por piso. As academias também poderão funcionar até as 21h, com grupos de no máximo cinco pessoas, desde haja distanciamento de dois metros por aluno, além de duração máxima de uma hora, com higienização a cada intervalo. Pessoas do grupo de risco não poderão frequentar.

Clubes e Associações Esportivas poderão funcionar para caminhadas, além da abertura de outros estabelecimentos disponíveis no interior dos estabelecimentos. Piscinas, quiosques e quaisquer espaços de lazer ainda são vedados. Autoescolas poderão ter aulas presenciais até as 20h, com uso obrigatório de máscaras, distanciamento e 50% da lotação do espaço, sendo permitido no máximo 10 pessoas no local. As outras medidas do decreto anterior ainda se mantém.