Destaques Quinta Coluna

Noventa e nove, cem!

Por Cesar Tadeu

9 de abril de 2021

…Noventa e nove, cem!

Hmmm! Parece quatro anos… Mas, amanhã, 100 dias sob nova administração pública municipal in Passos.

***

O saldo – a despeito da nova gestão ter encontrado os cofres públicos, vulgo erário, com saldo em caixa – o que efetivamente foi feito foi a clássica limpeza de alguns logradouros públicos, com uma infame e desusada caiação de árvores e meio-fios – como se isso significasse, realmente, limpeza (isso é maquiagem)…

***

Também foi promovido o desmatamento de alguns canteiros em vistosas avenidas. Na Avenida Sabiá, por exemplo, o serviço foi executado na parte mais vistosa da via. Em sua cabeceira, ali próxima à passagem de nível sob a MG-050, também é Avenida Sabiá, mas o mato continua alto e forte nos canteiros (isso é serviço pela metade)…

***

…Tem ainda a “gestão da pandemia” na Ardeia. Não importa se a segunda, a terceira ou a primeira onda: a pandemia é um todo, tem começo e terá fim. Entre o começo e o fim, tem meios. Ora os meios: a despeito de um comitê de gerenciamento da pandemia em Passos, que a nova gestão encontrou pronto e operante, os resultados de agora não são os resultados de uma ano atrás, quando o novo coronavírus era realmente novo e, a despeito da novidade, poderes públicos e iniciativa privada trabalharam (sem ficar consultando instagrams ou quetais) e conseguiram administrar bastante bem o quadro que se apresentava – e se modificava, quase que diariamente. Havia pulso forte e em hora nenhuma o prefeito Carlos Renato Lima Reis foi às mídias para anunciar que a situação era de catástrofe, desesperadora, à beira do caos, etc etc etc… Que isso não é papel de liderança (isso é prosa de liderado)…

…Algo de novo no front?!?

Sim! Talvez!!! Será que?!? Atentos observadores de plantão no que se passa nos domínios internos do prédio #1 instalado na old Praça do Rosário já dectetaram o que eles, observadores de plantão, classificam como sendo as eminências-pardas-com grande-ascendência-ao-chefe-do-executivo-municipal-em-trânsito. Segundo os observadores, tais eminências pardas atenderiam pelos nomes de Sandro – o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo e por Nenê da Manuela, ruralista, ex-vereador e ex-candidato em variados pleitos locais (isso se chama falta de liderança)…

***

…Ah, sim, como não: teve muito flash, muita live, muita coletiva pra nada, muito decreto desdecretado antes que a tinta do decreto anterior secasse.

Houve tour à Brasília, à Beagá, pires-na-mão passado em São Sebastião do Paraíso, em Carmo do Rio Claro. E mais lives, mais coletivas, mais postagens e…

***

…quando o parquinho está em chamas, chama o vice-bombeiro-capitão-Nascimento…

***

…Enfim, 100 dias passam rápidos, às vezes, na velocidade de quatro anos (isso é Física para Einstein explicar, bugrada!)

Então, para ficar apenas nesses dias de admirável mundo-midia e em apenas um dos observadores de plantão – nas redes sociais – que o prefeito tanto preza & pratica, Wilson Crivelin Jr (midiático do bem) mandou ver: “Melhor que o pleito, está sendo o pós pleito. Quantas revelações reveladoras revelantes à revelia.”

Faltam só mais 1360 dias…

A Covid-19 acabará antes, se Deus quiser!

E “Deixa o Cuca Aí”, porque o que a gente quer mesmo é ver o bloco de novo nas ruas. Aglomeradas!


Express Press

Cem dias também de nova edilidade a bordo da refrigerada Câmara Municipal de Passos. Nove reuniões da espécie ordinária – algumas mais ordinárias que outras. A nona, na segunda-feira, 5 de abril, foi realizada na forma remota, que é prática comum observada nos dias atuais. Entre a aprovação de requerimentos e um projeto de lei, um requerimento lido no virtual, que trata da criação de uma frente parlamentar (municipal, bien sûr) da Covid-19 -, que, diga-se, também tem sido prática comum em parlamentos nacional, estaduais e/ou municipais. Enfim, nada de muita novidade também nesse refrigerado front…

Ao final do virtual e ordinário expediente foram aprovados meia dúzia de requerimentos, de autoria de variados vereadores e um projeto de lei do Executivo que “Autoriza a instituir política de apoio e fomento ao evento que menciona” (no caso, a Feira de Móveis Rústicos de Passos). E viva o lobby de São Plínio Andrade!

Também por parte da atual legislatura (virtualmente) a bordo da refrigerada Câmara, há de se lembrar que hoje é o último dia para que algum estudante do Ensino Médio in Passos, interessado que possa em participar do programa “Parlamento Jovem Minas”, faça sua inscrição. O programa é uma iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, contando com a participação da edilidade passense para sua realização. As inscrições podem ser feitas apenas por telefone, digitando 3521-9111. O “Parlamento Jovem Minas” destina-se à formação política, voltado aos estudantes do ensino médio, criando a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação do Poder Legislativo municipal e estadual. Porque é de pequeno que se entorta o pepino.

Cepp Di Gré é uma pedra originária da Lombardia, na Itália. Sóbria e elegante, a pedra sedimen tar foi reinterpretada com precisão pela Castelatto. O Cepp di Gré evidencia a beleza desta pedra natural rara, com grandes seixos compostos por fragmentos de minerais. Em uma fiel reprodução dessas raras rochas naturais, a textura Cepp di Gré é ideal para compor ambientes requintados, tanto em áreas externas como internas. A Castelatto desenvolve uma linha completa de produtos premium para revestir pisos e paredes, com grande variedade de formatos, cores e texturas. Castelatto é Ponto Bello Acabamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos da região. Real e presencialmente, na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Para não dizer que … o presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco foi o terceiro passense a frequentar as clássicas e históricas “Páginas Amarelas” de entrevista da revista “Veja”, em sua edição 2732 – ano 54 – nº13, de 7 de abril de 2021. Em “Pacto pelo Brasil”, “o presidente do Congresso disse que o combate ao vírus da Covid tem que ser a prioridade absoluta de todos e que não é hora de levar a doença ou as consequências dela para o palanque político”…

…Ao ser perguntado pelo jornalista Daniel Pereira se “O senhor se alia àqueles que defendem uma candidatura alternativa a Bolsonaro e a Lula?” o senador respondeu que “Num momento crítico do país, em que se conseguiu politizar inclusive vacina e leito de UTI, não me permito discutir eleições 2022, sob pena de qualquer reflexão que fizer ser muito prejudicial às relações intitucionais que preciso manter com todos os personagens políticos do Brasil. Considero incompatível até mesmo considerar minha candidatura ao governo de Minas, projeto que tinha para 2022.”

Entre um brinde e outro aos 28 anos de sua criação, o SENAR-MG – o Serviço Nacional de Aprendi zagem Rural nas Minas Geraes, que é parte integrante do Sistema FAEMG/INAES e sindicatos rurais – unificou os programas ATeG Leite e Balde Cheio. Agora juntas, as duas principais iniciativas do Sistema, direcionadas para a atividade – o Programa Balde Cheio e o Programa de Assistência Técnica e Gerencial/ATeG Leite – passam a atender pelo nome “ATeG Balde Cheio”…

…abrindo oportunidades para criação de novos grupos de produtores, com a previsão de atender em 2021 mais 1.000 pecuaristas mineiros. No total, o “ATeG Balde Cheio” beneficiará mais de 5.000 produtores de leite no estado…

…Todos ganham com a solidez da metodologia do SENAR – em Passos e cerca de 80 outras cidades, através do Escritório Regional ER-09 – e com mais capacidade técnica na ponta, graças à experiência do Balde Cheio. Os Sindicatos de Produtores Rurais seguem como entidades de referência para produtores interessados em ingressar no Programa “ATeG Balde Cheio”.

20 anos de histórias, 20 anos de tradição, 20 anos de grandes emoções, 20 anos compartilhando a melhor genética Girolando para uma maior e melhor produção de leite: nos dias 24 e 25 de abril, em edição pra lá, de especial, acontece o “Leilão Santa Luzia – 20 anos”. Nas terras da Fazenda Santa Luzia/Grupo Cabo Verde. Agendem.

Bermudas Dudalina, gravatas, camisetas da Beagle, casual VR, drives e sapatênis Sergio’s, camisetas Highstil, jeans DTA, camisas Richards… o Outono/21 já está Sangue Azul. Para homens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazul homem

Gustavo Trindade Vasconcelos e João Victor Almada Suzuki são os alunos do Imaculada Conceição/CIC participando do e-JEMG 2021. Os Jogos Escolares de Minas Gerais é o maior programa esportivo-social do país, realizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social/SEDESE , por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação/SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais. Dessa competição esportiva-educacional – virtual, em tempos de Covid-19 -, podem participar as escolas públicas e particulares com estudantes-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios das Geraes.

Gustavo Trindade Vasconcelos e João Vitor Almada Suzuki participam das competições do NBA 2K20 (João Victor) e do FIFA 2020 (Gustavo) no formato eletrônico – o e-JEMG – que tiveram início na segunda-feira 5 até o dia 7 de maio, juntos a outros 230 estudantes-atletas inscritos na competição, que disputam o título do primeiro JEMG no formato virtual, representando 79 municípios de Minas Gerais.

No contexto da pandemia, com a necessidade de realizar quase todas as atividades à distância – por uma tela de computador, ou pelo celular – podem surgir ou se agravarem pro-blemas ligados à postura corporal e aos movimentos repetitivos. A doutora Ana Cláudia Vilela, docente do curso de Medicina da Faculdade Atenas Passos, falou sobre o tema na edição mensal da série da Atenas-Passos “Conectados com o Professor”.

Não menos pelos lados da Facul-dade Atenas Passos a novidade é que já estão abertas as matrículas para o vestibular – on-line – para seu novo curso de Odontologia, o primeiro de Passos e do Sudoeste das Gerais.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como tratamento, mas-sagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, conforme os dias atuais, no atendi-mento. Pela fisioterapeuta e acupun-turista Mayna Elias  Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Para amanhã a Comunidade Terapêutica Sagrada Família poe a mão na massa – e nos recheios – para montar graúdas “Pizzas Beneficien-tes”. Que serã ofertadas no sistema de entrega drive-thru, ao custo de R$ 25,00 cada pizza, para serem retira-das na sede da instituição à rua Ge-orgia 370, no Eldorado, a partir das 10h – até ás 14h.
Toda a renda obtida com a venda das bem recheadas “Pizzas Benefici-entes” será destinada às obras da instituição, que mantem 40 depen-dentes químicos masculinos interna-dos em sua fazenda; mais a constru-ção da ala feminina na mesma fazenda, que deverá estar concluída no final deste 2021. Mais informa-ções sobre a Comunidade Terapêuti-ca Sagrada Família ou sobre as pizzas de amanhã pelo 3521-0682.

Última chamada: a advogada Vivi ane Vasconcelos lembra que termina amanhã, 10 de Abril, o prazo para, a quem de direito ou a quem interessar possa, pedir na Justiça indenização pelas jóias roubadas do penhor, outrora sob a guarda da Caixa Econômica Federal em sua agência na Avenida Arouca, in Passos. E roubadas durante aquele explosivo faroeste-caboclo acontecido na madrugada do 11 de abril de 2018. É agora, ou nunca!

Mais um final de semana de distan ciamento social, muito alcóol em gel nas partes, máscara facial preferen cialmente na cara, cobrindo a boca e o nariz, meio comércio essencial funcionando lá fora… saudade de uma sessão de cinema, com lança mentos nacionais e internacionais em tela prateada gigante – francesa – e pipoca de máquina elétrica – norte americana – no Cine Roxy, né minha filha?!?

E nas terças-feiras, a “Sessão Pipoca & Bala Pipper” no Anfiteatro da Casa da Cultura, com entrada franca e distribuição (gratuita) de pipoca …e balas Pipper. Há de voltar, loguinho!


Do Rio Grande do Sul – e em expansão – para o número 525 Avenida Arouca, in Passos. A Sicredi das Culturas RS/MG escreveu mais um capítulo da sua quase centenária história na terça-feira 6, quando inaugurou por aqui sua quarta agência no Sudoeste das Geraes. A agência Arouca da Sicredi agora se une a outras 20 agências da rede, 17 delas localizadas no Rio Grande do Sul. A cooperativa teve início em 1925, a partir da fundação da Caixa Rural União Popular de Serra Cadeado, atual município de Augusto Pestana. Hoje a Sicredi das Culturas RS/MG é o resultado da união de quatro grandes e históricas cooperativas do Noroeste do Rio Grande do Sul, atualmente composta por 57,9 mil associados. Sua área de atuação abrange 41 municípios gaúchos. O início das atividades da instituição financeira cooperativa in Passos é também o início da quarta agência do Sicredi no estado de Minas e a inauguração do banco trouxe até aqui seu presidente, Antenor José Vione (no alto). Mayla Medeiros de Souza Fraga (abaixo, à direita) será a gerente da Sicredi na cidade


O vestido em comprimento midi une a elegância e o conforte em uma peça cheia de bossa. uLTRA, cool, violet, chic!!!
Novas peças da coleção #ultra para o outono/inverno nova d estão disponíveis na e-store nova d! e no WhatApp da sua loja favorita


Lá vie en rosé! E brancos, licorosos… Olguinha Bastos, o sommelier e vitivinicultor Alexandre Camargo, mais Zezé Lemos, quinta-feira dessas, de pão e vinho sobre a mesa posta na Quinta dos Camargo