Destaques Geral

Nossa senhora de Fátima é a quinta igreja do projeto Roteiros da Fé

Por Adriana Dias / Redação

8 de agosto de 2020

Foto: Elite News Passos / Matheus Júnior

PASSOS – A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima é a quinta igreja homenageada com o projeto Roteiros da Fé. O templo religioso fica na Praça São José, no bairro Coimbras, em Passos e é fruto de uma promessa. Atualmente, sob o pastoreio do pároco Valdenísio Justino Goulart, natural de Muzambinho, a igreja tem espaço para receber 400 paroquianos, fora do período de pandemia. A música escolhida por Celso Faria para abrilhantar o vídeo de Douglas Arouca para a paróquia é o Estudo em Lá menor, do violonista francês Claude Antoine Jean Georges Napoléon Coste, que nasceu em 28 de junho de 1805 e faleceu em 17 de fevereiro de 1883.

Conforme os relatos paroquiais, Deus teria escolhido Jocílio Piantino como um elo para que a paróquia existisse. Foi ele que iniciou o grande trabalho de proporcionar a construção da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, que até então era apenas uma capelinha pertencente à Nossa Senhora da Penha. No dia 20 de outubro de 1955 o senhor Jocílio Piantino teria se apresentado na Casa Paroquial de Nossa Senhora da Penha o desejo de ajudar a construir a igreja dedicada à Mãe de Deus, com o título de Nossa Senhora de Fátima. E, que esta construção seria no bairro Coimbras, que até o momento era capela da Penha, e, ainda conforme Jocílio, ele estaria assim, cumprindo uma promessa em favor de seu pai enfermo.

Na época, Monsenhor José Maria Matias da Silva aceitou e o enviou para o belíssimo trabalho. No ano de 2000 a Diocese de Guaxupé, atendendo a um pedido de padre Arnaldo Belucci elevou a capela à condição de paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Hoje, com 20 anos de paróquia, Passos pode contar com uma igreja bem no alto do bairro Coimbras, com uma arquitetura bem diferenciada em que a parte maior foi criada ao redor da pequena capelinha, mantendo assim a sua torre.

Um dos contribuidores para a paróquia foi o padre Arnaldo Bellucci que trabalhou incansavelmente pela comunidade, construindo a Capela Sagrada Família também no bairro Coimbras. Além de fazerem parte da paróquia as comunidades rurais de Nossa Senhora do Carmo, que fica no bairro rural Bragança; a de Senhor Bom Jesus da Lapa, construída na Usina Rio Grande e a Capela de Senhor Bom Jesus do Livramento, na comunidade de Toledos.

Outros grandes missionários foram os padres Eduardo Pádua de Carvalho que trabalhou quase 18 anos na paróquia e ainda José Ronaldo Rocha, que ficou à frente da igreja por 2 anos, juntamente com padre Donizete Antonio Garcia.

Hoje a paróquia conta com a presença de Valdenísio Justino Goulart que chegou em fevereiro de 2019 e realiza um excelente trabalho de evangelização e missão. Dentro os seus trabalhos inclui a construção da Capela de Santa Madre Carmem Salles que será erguida no bairro Nova Califórnia. Os interessados em ajudar na construção podem fazer doações na secretaria da igreja. Uma das grandes conquistas para a comunidade, com o apoio de padre Valdenísio é a compra de uma imagem vinda de Portugal, que foi adquirida por meio de doações dos devotos da Mãe e Senhora de Fátima.

A igreja conta também com o Centro de Formação Arnaldo Bellucci, onde funcionam a secretaria paroquial, o centro catequético e espaço para as reuniões. Todos os dias 13 de cada mês a paróquia celebra o dia de Nossa Senhora.
Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na cidade de Fátima, em Portugal.

O projeto Roteiros da Fé foi idealizado e produzido pela jornalista Adriana Dias, conta com as imagens e filmagens de Douglas Arouca, músicas ao violão de Celso Faria, gravação e mixagem de Denilson César dos Reis, criação do logo de Armando Vidigal. Das 24 igrejas, este é o quinto vídeo e pode ser visto em https://clicfolha.com.br/folhaplay/roteiros-da-fe-igreja-de-nossa-senhora-de-fatima