Destaques Música

Nos 75 anos, Gal faz live

16 de setembro de 2020

Gal faz 75 anos no dia 26, com projetos da quarentena e vendo gerações mais novas descobrindo sua obra. / Foto: Divulgação

Depois de uma verdadeira campanha nas redes sociais, fomentada pela mulher, Paula Lavigne, Caetano Veloso fez sua própria live, ao lado dos filhos, Tom, Zeca e Moreno, em 7 de agosto, dia de seu aniversário, quando completou 78 anos. Àquela altura, Gilberto Gil já tinha comemorado 78 anos, em 26 de junho, também ao vivo, num show temático de São João no Youtube – e, dias antes, o músico havia se apresentado com a cantora Iza, na mesma plataforma.

Agora, seguindo os passos de seus grandes amigos – “irmãos espirituais”, como já chegou a defini-los –, Gal Costa tem finalmente sua live confirmada para 26 de setembro, dia em que celebra 75 anos, a partir das 22h, com transmissão da TNT, tanto na televisão quanto no canal da emissora no Youtube para toda a América Latina. É mais uma oportunidade preciosa de ver, de qualquer parte do mundo, um grande nome da MPB em um show com qualidade técnica, transmissão aberta (no caso, no Youtube), e repertório afetivo e com grandes sucessos. Advento desses tempos de pandemia. Gal Costa conta que fãs que mantêm perfis no Instagram em homenagem a ela começaram a postar pedindo live no dia de seu aniversário. Certamente, inspirados em Gil e Caetano, concorda a cantora.

“Aí a gente resolveu fazer essa live. Quando sugeriram, topei de cara”, diz.

Com 55 anos de carreira, a cantora gosta da ideia desse novo formato. “Muita gente tem feito (live). Eu vi a do Gil, do Caetano, da Fafá de Belém, vi algumas, e acho que é bem legal fazer. Então, para mim, não é difícil. Não tenho que estar no palco para cantar”, afirma ela.

Sei que também é uma oportunidade que você tem de levar às pessoas um pouco de música. Na verdade, é um grande alento para elas. Música é um bálsamo para a alma: não só para quem faz, como eu, como também é para as pessoas que ouvem, que gostam. Para mim, é mais do que importante fazer essa live. E é uma nova maneira de se comunicar com o público num momento difícil como este”, disse a cantora.

No próximo dia 26, Gal Costa vai comemorar seu aniversário de uma maneira diferente, mesmo que ainda envolvida por música. Longe dos palcos desde o início da pandemia – que a obrigou também a adiar a turnê de A Pele do Futuro pela Europa –, a cantora fará nessa data sua primeira live, um show para comemorar seus 75 anos, com transmissão da TNT, na TV e no Youtube.

Acompanhada pelos músicos Pedro Sá (violão e guitarra) e Chicão (teclado), Gal revisitará sua obra, trazendo antigos sucessos como Baby e Vaca Profana, além de músicas de discos mais recentes. O repertório, no entanto, será definido de fato, por Gal e Marcus Preto, diretor artístico dos projetos da cantora, durante os ensaios realizados às vésperas da live.

Vou cantar os grandes sucessos da minha carreira, canções que estão no imaginário das pessoas, que elas conhecem, para cantarem junto”, diz Gal.