Destaques Eleições 2020

Nomes excêntricos invadem a campanha eleitoral em Passos

22 de outubro de 2020

PASSOS – A prática de adotar estratégias bem-humoradas de campanha não é novidade, mas, o que se vê, pelo menos em Passos e em São João Batista do Glória é o uso de nomes nas urnas pelos quais os candidatos a vereador e vereadora já são conhecidos. Alguns bastante excêntricos e outros bem curiosos. A Folha apurou junto ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alguns deles e separou por temas.

Muitos candidatos são reconhecidos pelos locais onde trabalham. Como é o caso dos passenses Alexandro Lê da Usina; Aline do Social; Chiquinho da Gardênia, Cleber da Farmácia, Eninho da Banana, Geralda da Excursão, Gilmara da Patas Amigas, Gerson da Usina, Imaculada Reintegrar, Isa da Vacina, Jairinho do Posto, Janaína da Lanchonete, Joana da Saúde, Joel do Computador, Juninho da Embreagem, Junio do Gás, Marcia Loira do Bar, Marcio da Loja Nova, Rene do Estacionamento, Richard do Lual, Silas do Gesso, Valdeci da Van, Vania do Postinho, Willian do Social, Wilson Turmeiro Usina.

Também as profissões são levadas em conta, como Carlão Carteiro; Carlinho Mototaxista, Daiane Pintora, Daniel o Negão da Sanfona, Enfermeira Sandra, Fabiana Assistente Social, Gibi Barbeiro, Matheus Serralheiro, Mestre Maciel, Raul Pintor, Rosa Balaeira, Stockler Vigilante, Valdir Moto Taxi. Entre aqueles que disputam uma vaga na Câmara Municipal, há os candidatos que valem-se de nomes de animais, como Eurípedes Tigrão, Jacaré. Alguns dos quais não é possível descobrir só pelo nome, mas se sabe que é um apelido que já carrega ao longo da vida, como Wesley Coxinha, Xandão das Muletas, Jose Vitor Feio, Macarrão, Negalu, Paulo Sérgio Alemão, Waguinho Japonês, Perninha, Odair Peleguete e Walysson Zoio.


Doutores e professores

Muitos candidatos trazem nos nomes para a urna referência a posições tidas como destacadas na sociedade ou que sejam colocadas por alguns segmentos em condição de autoridade. Professora Elizete Braz, Professor André, Professora Patrícia Alux, Professor Michael Silveira, Professor Ricardo Medeiros, Professor Rodney, Regina Professora. No campo da segurança os candidatos são Sargento Cláudio Reis, Sargento Marléia, Sargento Sandra


Religiões

Na seara religiosa os candidatos se apresentam para o eleitorado como lideranças religiosas, tais como Dirceu (Padre), Pastor Daniel, Pastor Thiago.


Glória

Em São João Batista do Glória a situação é a mesma da maioria das cidades da região, nas quais os candidatos são reconhecidos e seus nomes foram levados para a urna com os apelidos que são conhecidos. Alguns nomes chamam mais a atenção e prometem ficar na mente do eleitorado, tais como: Walt Disney e Wanderlei O Poeta.

Mas a lista é grande, dos 69 candidatos, a sorte de nomes é grande, tendo fruta, como Abacate; comidas como Geleia e Pimentinha. Também faz relação com a profissão, como Carlinho Pedreiro, Cleony Professora e Silvana Advogada. Ave também é lembrada, como Cleber Maritaca.

A maioria é referência ao local onde atua, tais como: Binho do Poli, Braquiara da Peixaria, Cresinho da Padaria, Diego Auto Escola, Elgin da Marcenaria, Ezilda do Postinho, Israel da Balsa, Josilane Pousada Alecrim, Luana do Hospital, Maria do Bar do Jua, Regina do Avon.

 

Fórum da comarca de passos onde fica a justiça eleitoral. / Foto: Arquivo FM