Destaques Geral

Nascidos em março começam a receber o FGTS emergencial

14 de julho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – A Caixa Econômica Federal deu início ao calendário de pagamentos do saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), nesta segunda-feira, 13, para trabalhadores que nasceram no mês de março.

A liberação do benefício é uma medida do Governo Federal para diminuir os efeitos da crise econômica impactada pela pandemia do novo coronavírus. Informações do Portal da Transparência mostram que Passos é o município da região que conta com o maior número de cidadãos com direito à gratificação, chegando a quase 30 mil pessoas; o que representa cerca de 25% da população total. A etapa de pagamentos segue o calendário que acompanha os meses do aniversário de cada trabalhador.

Ao todo, cada trabalhador tem direito a receber até um salário-mínimo (R$1.045) referente ao FGTS, no entanto, após receber o depósito, o mesmo só pode ser usado para pagar contas por boletos bancários, QR code ou utilizando o cartão de débito. Os interessados em realizar transferências dos recursos para outras contas ou o saque em espécie, devem aguardar até o dia 22 de agosto.

Segundo o Ministério da Economia, os cidadãos que não tiverem interesse em receber o benefício devem cancelar o pedido de encaminhamento do valor pelo site www.fgts.caixa.gov.br, pela opção dois na central do Disque 111, pela Internet Banking da Caixa ou pelo aplicativo FGTS, disponível para todas as plataformas de android e iOs. Além disso, caso não haja movimentação na conta poupança até o dia 30 de novembro, o recurso será devolvido sem nenhum prejuízo e, se após o prazo, o trabalhador decidir fazer o saque emergencial, basta realizar uma nova solicitação pelos canais de atendimento.

Os trabalhadores que contam com o Cartão do Cidadão, com senha registrada, podem realizar o saque do benefício em casas lotéricas, em pontos de atendimento do Caixa Aqui ou em terminais de autoatendimento. Nos casos em que o pagamento não cair automaticamente na conta de cadastro, o valor pode ser retirado por meio da apresentação de documento original com foto nas agências do banco.