Destaques Política

Na região, treze prefeitos concorrem à reeleição

Por Adriana Dias / Da Redação

29 de setembro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – A largada para as eleições municipais do próximo pleito, em 15 de novembro, foi dada no domingo, 27, com os candidatos, partidos políticos e coligações autorizados a fazer propaganda eleitoral nos locais permitidos nas ruas, imprensa escrita e na internet. Nesta disputa ao Executivo, algumas cidades terão candidatos que concorrem novamente aos cargos de prefeito. A Folha apurou que das 22 cidades da região apenas 13 concorrem à reeleição.
Em Bom Jesus da Penha, Nei André Freire, o Nei do Jorginho, do PSB, concorre à reeleição pela coligação ‘Juventude, Trabalho e Progresso’. O outro candidato, Adênio Siqueira Danziger, já foi prefeito.

Marco Leandro Almeida Arantes, o Kito Arantes, do PSD concorre à vaga para se manter no Executivo em Cássia. A disputa será com outros seis postulantes. Capetinga também terá candidato à reeleição. É o caso de Luiz César Guilherme, o César da Auto Elétrica, do DEM, pela coligação ‘É gente do Povo de Novo’. Concorre com outros três candidatos. A prefeita de Delfinópolis, Suely Alves Ferreira Lemos, do Solidariedade concorre à reeleição pela coligação ‘Delfinópolis no Caminho Certo’. Ela tem dois adversários, um novato e o ex-prefeito José Geraldo Franco Martins, o Zezé Martins.

Fortaleza de Minas é outro município mineiro que terá disputa pela reeleição. O atual prefeito, Adenilson Queiroz, o Adenilson da Van, do PSB, disputa pela coligação ‘União, Compromisso e Trabalho’, com um estreante ao cargo de prefeito. Em Guapé, o atual prefeito Nelson Alves Lara, do PC do B, da coligação ‘Rumo aos 100 anos – Guapé é Terra da Gente’, tem um único concorrente. O atual prefeito de Itaú de Minas, Ronilton Gomes Cintra, do PSD concorre à reeleição pela coligação ‘Itaú no Caminho Certo’. Concorre com o ex-prefeito, Norival Lima, do DEM e um novato na política.

Em Ibiraci, o prefeito Antonio Lindenberg Garcia, o Tonin Garcia, do PP, concorre pela coligação ‘Ibiraci no Caminho Certo’. A disputa será com outros cinco candidatos, dos quais é o ex-prefeito, Ismael Silva Cândido.
Geraldo Magela da Silva, do DEM de Jacuí, disputa a reeleição pela coligação ‘Compromisso com Nossa Gente’. Outros três candidatos concorrem. Em Nova Resende, o atual prefeito José Roberto Rodrigues, do PSL, concorre com um único candidato, pela coligação ‘Transformando Nova Resende’.

A prefeita de Pratápolis, Denise Alves de Souza Neves, do PL, também busca a reeleição, pela coligação ‘Seguindo no Rumo Certo’. Apenas um candidato concorre com ela. Em São José da Barra o atual prefeito, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, o Serginho, do PSB, concorre à reeleição com um candidato que já foi prefeito da cidade, Marcelo Rodrigues da Silva, o Marcelinho Silva, e outro novato na busca pelo cargo. Em Vargem Bonita, o prefeito Samuel Alves de Matos, busca se reeleger pelo MDB na coligação ‘Vargem Bonita Sempre em Frente’ e tem um único concorrente em primeira candidatura.

Região tem 79 candidatos a prefeito e 1.595 a vereadores

PASSOS – As 22 cidades da região juntas somam 79 candidatos para o cargo de prefeito e tem 1.595 interessados como postulantes das vagas de vereadores, em um universo de 295.463 eleitores. Para o cargo de prefeito, as cidades com o maior número de candidatos são Passos (7); Cássia (7) e Carmo do Rio Claro (7). E, com apenas dois candidatos estão sete municípios, que são Bom Jesus da Penha, Capitólio, Nova Resende, Pratápolis, São Tomás de Aquino, São Roque de Minas e Vargem Bonita.

Já para os cargos de vereadores, a cidade com o maior número de candidatos é Passos, com 179 entre homens e mulheres, que vão disputar os votos de 79.429 eleitores aptos a votar. São Sebastião do Paraíso vem em segundo lugar em número de candidatos, com 166 postulantes para as cadeiras do Legislativo disputando os votos de 49.895 votantes.

O município com o menor número de candidatos para vereador é São Roque de Minas, que são 30 interessados em assumirem uma vaga na Câmara, sendo que disputam as intenções de 5.629 eleitores.  Já a cidade com o menor número de eleitores é Vargem Bonita, com 2.586 que devem escolher os 36 candidatos que se colocaram na disputa. A lista total com todas as 22 cidades, candidatos a prefeito e vereadores e, ainda, os eleitores da região pode ser conferida no quadro.