Destaques Geral

Mutirão no distrito de Itaci encontra 60 escorpiões

Por Adriana Dias / Redação

15 de Maio de 2020

Todos os acidentes com animais peçonhentos chegam até a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Epidemiologia. / Foto: Divulgação

C.R. CLARO – O setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Carmo do Rio Claro realizou na manhã desta quinta-feira, 14, uma busca ativa e um mutirão no distrito rural de Itaci e encontrou 60 escorpiões da espécie tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião amarelo. É um tipo que requer cuidados pois, ele causa acidentes graves e pode levar à morte. Foram retirados materiais que encheram um caminhão.

De acordo com o chefe da Divisão de Vigilância de Saúde da Prefeitura, George Hooder de Moraes, após reclamação de moradores, a administração municipal enviou uma equipe na manhã desta quinta para realizar a busca ativa. O distrito conta com cerca de 130 moradores.

Nós demos início aos trabalhos às 7h e finalizamos por volta das 12h30 e em várias residências encontramos focos de escorpião. Em muitas casas, nos quintais, encontramos móveis, utensílios e muito material que retém água, propiciando o aparecimento e a manutenção nas casas. Também realizamos o mutirão de limpeza no distrito do Itaci. A ação, feita pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal, tem por objetivo diminuir o número de escorpião que tem aparecido no distrito”, explicou Moraes.

Com relação ao material retirado dos fundos dos quintais, o chefe da Divisão explicou que serão entregues à Cooperativa Recicarmo, que deve utilizar o que for possível e o que não for utilizado será encaminhado para uma área específica para ser descartado.

Sobre os escorpiões, Moraes disse que devem ser encaminhados à Regional de Vigilância Epidemiológica de Passos para que sejam aproveitados pelo Ibama em estudos ou utilização em vacinas.