Destaques Geral

Mutirão de Atualização do Cadastro Único termina nesta sexta-feira

Por Stéfany Dias / Especial

20 de Maio de 2021

Mutirão de Atualização do Cadastro Único. / Foto: Divulgação

PASSOS – Cerca de 80% dos beneficiários de programas assistenciais em Passos já atualizaram as informações do Cadastro Único e a previsão da prefeitura é chegar aos 100% de atualização até esta sexta-feira, 21, quando termina o mutirão realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest).

O Mutirão de Atualização do Cadastro Único está sendo feito das 8h às 17h, na Avenida Francisco Avelino Maia, 2517, com acesso pela lateral, no centro da cidade. Por conta da pandemia do coronavírus, o atendimento é realizado após agendamento, que pode ser feito presencialmente ou pelo telefone (35) 3522-7324.

Segundo informações da Sedest, a renovação do cadastro é importante para que nenhum cidadão perca os benefícios de programas sociais como o Bolsa Família e para confirmação do direito do recebimento do Auxílio Emergencial, disponibilizado para uma parcela reduzida da população.

De acordo com a gestora do programa de Cadastro Único, Matilde do Carmo Ernesto, por meio do mutirão, os beneficiários poderão atualizar as informações.

A nossa população muda muito e a gente sabe que, por exemplo, com essa questão do auxílio emergencial durante a pandemia, as pessoas mudaram muito de renda. Aqui funciona como um setor de atualização. O primeiro cadastro é feito nos Centro de Referência da Assistência Social (Cras)”, afirma Matilde.

Segundo ela, a validade do cadastro é de dois anos é a atualização dos dados é importante para que as pessoas não sejam excluídas dos programas assistenciais. De acordo como Matilde, pelo menos 80% das famílias cadastradas no município já atualizaram as informações. A previsão é que chegar a 100% de atualização até sexta-feira.

Devido à pandemia, não podemos ter aglomerações na recepção, então os atendimentos são marcados a cada meia hora. Nós tomamos o cuidado de manter a permanência na recepção para todas as pessoas serem atendidas na hora conforme chegam para fazer o cadastro. Nesse mutirão, nos organizamos para que mais pessoas atendessem e não houvesse aglomeração”, disse Matilde. Segundo ela, são realizados, em média, 72 atendimentos por dia.

Para efetivar a atualização é necessário apresentar os documentos originais de todos os moradores da casa, como registro geral (RG), cadastro de pessoa física (CPF), título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, comprovante escolar, carteira de trabalho, holerite atualizado, comprovante do seguro-desemprego, e demonstrativo de crédito bancário para aposentados, recebedores do benefício de prestação continuada (BPC) ou do auxílio doença.