Destaques Meio Ambiente

Municípios trocam adubo por mudas para arborização

25 de fevereiro de 2021

Paraíso faz parceria para a aquisição de adubo orgânico em troca de mudas de árvores. / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário da administração municipal de São Sebastião do Paraíso firmou uma parceria com a prefeitura de São Tomás de Aquino para a aquisição de adubo orgânico em troca de mudas de árvores para arborizar aquele município. A parceria foi pensada, principalmente, na dificuldade que Paraíso tem em adquirir esse material necessário para o cultivo das mudas de árvores e, em contrapartida, suprir a necessidade que o município aquinense tem, uma vez que não dispõe de um viveiro como o do Parque da Serrinha.

Conforme destaca o secretário de Meio Ambiente de São Tomás de Aquino, o engenheiro ambiental Rodolfo Moreira Carvalho, a parceria foi com o objetivo de ceder o adubo orgânico, uma vez que o município aquinense não tem um viveiro para poder fazer um programa de arborização na cidade.

Queremos fazer toda a arborização de uma avenida de acesso a um bairro novo do município. E, ao fazer esse contato com o secretário de meio ambiente de Paraíso, Renan Jorge Preto, ele foi muito prestativo. Precisamos muito agradecê-lo e ao prefeito Marcelo Morais, que viabilizou todo o processo”, destaca.

Rodolfo ressalta ainda que, muitas outras parcerias devem surgir no futuro, uma vez que o município de Paraíso também é importante para o desenvolvimento de São Tomás de Aquino.

Nós não caminhamos sozinhos. Fazemos parte, também, do Cidassp, que tem como presidente o prefeito Marcelo Morais, e nosso prefeito, Daniel Ferreira da Silva, faz parte da diretoria executiva. São parcerias que somam em prol do meio ambiente, seja a questão da arborização, destinação adequada dos resíduos sólidos, entre outras. Agradecemos ao município de Paraíso por esse apoio”, acrescenta.

Segundo ressalta o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário de São Sebastião do Paraíso, Renan Jorge Preto, é uma parceria em que todo mundo sai ganhando.

Ambos ganhamos com essa proximidade e a boa relação. Enquanto o município de São Tomás de Aquino tem a possibilidade de levar essas mudas já formadas para arborizar o canteiro central de uma avenida que eles precisam, nós conseguimos esse insumo para otimizar e aumentar a produção de mudas na Serrinha. É uma parceria que é muito importante, muito saudável, em que os dois municípios saem ganhando”, finaliza.