Destaques Turismo

Municípios bloqueiam pontos turísticos da região

13 de abril de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – As belezas naturais do nosso sudoeste mineiro são procuradas por muitos turistas, alguns vêm de longe para conhecer o charme das pousadas e o sabor da culinária local.

As riquezas são muitas, mas neste período em que se tem a recomendação do isolamento social, os serviços de turismo também estão suspensos para controlar o avanço da covid-19.

Em Capitólio, cidade que teve o primeiro caso confirmado da doença na região, além dos serviços não essenciais, também foram proibidos os aluguéis de casas, pousadas, ranchos e espaços de lazer para a alta temporada, as atividades náuticas e, ainda, foi determinado o fechamento de todas as marinas.

A regulamentação municipal se deu com o intuito de evitar quaisquer tipos de aglomerações. O prefeito, José Eduardo Terra Vallory, explicou que as decisões foram tomadas visando o bem-estar de toda a população e pediu para que todos sejam conscientes a fim de enfrentar este período de emergência. “Quero deixar claro que todas as indicações, colocadas em decreto, são recomendações do governo e do Ministério da Saúde. Precisamos seguir todas as orientações, adaptando com nossas medidas próprias, para protegermos nossas famílias”, contou.

Entre as medidas adotadas no município de Delfinópolis, está também a suspensão da rota da balsa para serviços não essenciais e existe ainda uma ronda de fiscalização para verificar se existem turistas na cidade, já que todas as pousadas e pontos de visitação foram fechados. A previsão é para que os serviços voltem a funcionar normalmente após o próximo dia 22, se não houver alteração no decreto.

Os cidadãos estão defendendo as decisões divulgadas pela prefeitura, conforme declarou o secretário de Meio Ambiente, Turismo, Cultura e Esporte, Thomaz Assunção Madruga. “A população em geral está nos apoiando muito e existe também a consciência sobre tudo o que está acontecendo. Todos estão recebendo bem as medidas necessárias, como as barreiras sanitárias e a limitação do transporte na balsa”, disse.

Outros municípios da região também estão limitando o turismo, tais como Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, São João Batista do Glória e São José da Barra. Embora os serviços contribuam significativamente com a economia local, as administrações orientam para que todos obedeçam ao pedido de isolamento social para diminuir o contágio pelo novo coronavírus e, deste modo, retomarem suas atividades rapidamente.