Destaques Tá Danado!

Morador denuncia descarte irregular de lixo hospitalar

26 de outubro de 2020

Foto: Divulgação

Um leitor da Folha denunciou ao jornal a situação da rua Elvira Silveira Coimbra, localizada no bairro Centro. Segundo ele, há dias que passa pelo local e encontra lixo hospitalar descartado irregularmente.

“Inicialmente, quando vi pela primeira vez, achei estranho, porém tinha algumas pessoas perto e achei que estavam usando o muro para organizar ou apenas utilizando o local de forma temporária. No entanto, isso foi mero engano meu, pois continuou da mesma forma. Passei novamente no local e encontrei ainda mais desses recipientes de medicamentos, diferentes dos com tampa vermelha, desta vez, branco, e estavam todos jogados no chão mesmo”, afirma.

Segundo ele, a situação oferece riscos, principalmente para crianças.

“Sou adulto e consigo raciocinar e perceber o quão errado é. No entanto, crianças podem achar curioso e mexer. Também deve-se pensar nos moradores em situação de rua que também podem pegar os frascos. Por ser utensílio médico, qual é a origem desse material? Onde estavam? Por que estão jogados aqui?”, questiona.

“Peço que algo seja feito quanto a isso. Estamos em uma pandemia e isso por si só já diz muito sobre o perigo deste descarte ilegal. É preciso pensar na segurança dos munícipes”, disse. Ele solicita que a prefeitura tome providências em relação ao problema.


Prefeitura lamenta o ocorrido

A Prefeitura de Passos, através da Assessoria de Comunicação, responde que isso provavelmente é alguma pessoa que faz tratamento e está descartando irregularmente. Com isso, a diretoria de saúde coletiva declara que acha lamentável uma atitude dessas por parte da população sendo que há pontos de coleta de lixo hospitalar em toda a cidade, como nas farmácias, redes ambulatoriais, unidades de PSF e laboratórios, por exemplo.

Segundo a administração, esse tipo de lixo deve ser descartado em uma rede hospitalar, pois, desta forma, seria recolhido adequadamente pela empresa responsável. A prefeitura alerta para que as pessoas descartem corretamento esse tipo de lixo.